sexta-feira, 6 de maio de 2022

E se a dúvida for realmente boa para a sua fé?

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo de Kevin Clarke

Tradução  : Ramón Lara


‘São Francisco de Sales é o santo padroeiro dos jornalistas, e tudo bem. Não tenho nada contra ele. Mas sempre pensei que deveria ter sido São Tomé, o Apóstolo.

Penso em duvidar de Tomé como o primeiro jornalista do mundo, determinado a obter a confirmação dos rumores que ouviu circulando pelo bairro sobre seu ex-rabino e uma misteriosa ressurreição.

Tomé é considerado um personagem fraco porque tinha que ver para crer, mas eu tenho uma grande simpatia por ele. Entendo. Ele é como eu, procurando uma razão para acreditar.

Uma vez que o apóstolo tocou nas feridas e obteve a verificação que estava procurando, nada segurou Tomé, que não duvidava mais. Viajou pelo mundo conhecido e por algumas partes do mundo pouco conhecido, tornando-se um dos melhores repórteres de boas notícias da Igreja.

Eu estava praticamente condenado a ser jornalista. Há algo no fundo de mim que fica mais à vontade com o ceticismo. Minha fé também reside ansiosamente em uma confusão de dúvidas. Mesmo enquanto escrevo estas palavras, sinto que é uma coisa fraca e fugaz. Então vou à missa e duvido; rezo e duvido. Procuro consolo na minha dúvida. Crio meus filhos na fé e, francamente, tento na maior parte do tempo esconder minha dúvida. Muitas vezes me sinto muito sozinho.

Eu não deveria sentir isso. Shannon, uma amiga leiga me diz. ‘Na minha vida e na vida das pessoas que amo, notei que a dúvida, por mais dolorosa que seja, realmente é um impulso para uma vida espiritual mais autêntica e pessoal’, diz por e-mail. Evans é escritora e palestrante e, mais recentemente, autora de Rewilding Motherhood: Your Path to an Empowered Feminine Spirituality.

Quando seguimos nossa curiosidade e nossas perguntas, muitas vezes nos encontramos em um diálogo mais honesto com Deus e conosco mesmos’, diz ela. ‘Desconstrução é uma palavra da moda para minha geração, e muitas vezes é tratada como dúvida, mas na realidade geralmente é um sinal de uma fé madura e de pensamento crítico.

Shannon sugere não esconder a dúvida, mas sim normalizá-la e até discuti-la com um diretor espiritual, cônjuge ou amigos. E até, sim, falar sobre dúvidas com as crianças que você espera educar na fé, talvez quando você discernir que estão prontas para isso e em um nível que possam entender, aponta.

Antes de organizar essas conversas, percebi que talvez queira esclarecer meus pensamentos sobre o que estou duvidando.

Experimentar dúvidas pode significar muitas coisas para pessoas diferentes ou em diferentes épocas da vida da mesma pessoa’, diz Evans. ‘Duvidar se Deus existe e duvidar dos ensinamentos da Igreja Católica podem se sobrepor, mas também podem ser experiências totalmente diferentes.’

Derrotando a Dúvida

Há pouco sentido em buscar uma fé livre de dúvidas, aconselha Roger Haight, S.J., descrevendo a dúvida como ‘endêmica’. Mas o jesuíta também argumenta que pode ser uma ferramenta positiva : ‘Fazer sempre novas perguntas e obter novas respostas é bom’.

O padre Haight, teólogo, autor e professor visitante no Union Theological Seminary, em Nova York, tenta fazer distinções não apenas sobre os diferentes graus e ‘nitidez’ da dúvida, mas também entre crença e fé.

A fé, parece-me, não reside na mente. Reside na pessoa como um todo’, diz o padre, observando quantos indivíduos são levados à fé de maneiras muitas vezes difíceis de articular, incluindo ‘afeições e emoções, sendo atraídos pela liturgia, pela adoração, pela música, pelos sinos e pelos rituais’.

Ele descreve a fé como um ato de vontade e uma ‘resposta total de toda a pessoa ao que se considera transcendente, aquilo que está além de qualquer coisa que você possa imaginar, qualquer coisa que você possa conceber, qualquer coisa que você possa formular, qualquer coisa que você realmente conheça.’

Porque ‘se você soubesse sobre tudo, não precisaria de fé’, acrescenta com uma risada.

Devemos distinguir a fé da crença, ‘fórmulas, proposições e declarações que tentam definir o objeto da fé’. Essa é uma façanha que não pode ser alcançada, apontou, porque ‘aquilo de que estamos falando realmente não está disponível para nossa compreensão’.

E por causa dessa inarticulação muito humana, ‘a dúvida se torna a coisa mais normal imaginável, porque nossas crenças nunca podem alcançar o objeto de nossa fé’.

A fé é difícil de definir

Eu tinha fé quando tinha 5 anos’, lembra o jesuíta. ‘Eu tinha fé quando estava me formando na oitava série e tive fé no final do ensino médio. Eu tinha fé quando comecei minha carreira. E eu tenho fé agora. Mas são tão diferentes um do outro’.

‘As palavras podem ser as mesmas, mas não fazem o mesmo sentido.’

Permissão para duvidar

Mesmo depois de anos de formação, Stephen Molvarec, um diácono jesuíta que será ordenado sacerdote em junho, permanece em cordial tensão com as dúvidas. Dar a si mesmo ‘permissão para duvidar’, explica, forneceu um espaço valioso para o crescimento de sua fé.

Molverac é colaborador regular do The Jesuit Post e capelão da Universidade de Boston. Os alunos de 20 anos da B.U. podem acreditar que aos 42 anos ele tem todas as respostas, mas Molvarec diz que a dúvida se tornou ‘algo que acabei de aceitar como parte da minha vida na Igreja’.

Permitir um espaço para o que estamos enfrentando, o que é desconfortável, o que não está funcionando é um caminho’, diz o diácono. ‘A dúvida é muitas vezes uma coisa intelectual’, acrescenta, ‘às vezes pode ser uma questão do coração…. Às vezes, acho que a dúvida pode ser mais experiencial [depois] de encontrarmos um grande mal, sofrimento ou dificuldade.

O diácono Molvarec diz que mesmo depois do sofrimento que resulta em um profundo sentimento de ser abandonado por Deus, ainda há muitas vezes nessa experiência um desejo irresistível de ‘clamar a Deus’.

Como posso clamar a um Deus que não existe?’ pergunta. ‘Acho que essa tensão ou dinâmica pode eventualmente superar a questão intelectual da dúvida.

O diácono observa o sofrimento do povo na Ucrânia, maravilhado com sua vontade de resistir e sua capacidade em meio à luta para encontrar ‘algo que seja bom em algum lugar da vida’, e observa que essa disposição de esperar pode ser evidência da presença de Deus.

Molvarec admite que a questão de por que um Deus misericordioso permitiria tal sofrimento não pode ser respondida, mas acrescenta : ‘Se vamos fazer uma pergunta sobre por que o mal existe no mundo e por que o sofrimento existe no mundo, acho que também precisam estar preparados para perguntar : 'Bem, por que há coisas boas no mundo?' Essas perguntas podem existir em tensão umas com as outras.’

O problema da certeza

O Papa Francisco tem sido um defensor consistente de abraçar a dúvida em sua vida de fé. Na entrevista histórica publicada pela América em 2013, o Papa Francisco disse : ‘Neste caminho de buscar e encontrar Deus em todas as coisas, ainda há uma área de incerteza. E deve ser assim’.

Se uma pessoa diz que encontrou Deus com total certeza e não é tocada por uma margem de incerteza, então isso não é bom’.

Evans compartilha essas dúvidas. ‘Quando estamos falando sobre o divino, acho que deixar espaço para muito mistério é a melhor prática. A certeza pode nos tornar rígidos e intransigentes, colocando-nos em desacordo com o desejo do Espírito de fazer coisas novas’, diz. ‘Além disso, acho que isso acaba com a parte divertida da espiritualidade’.

Os céticos em busca de uma fé mais firme têm muitos modelos para se conectar na Igreja, começando com Tomás através de uma longa lista de santos como Santa Teresa de Lisieux e figuras de inspiração e orientação espiritual como Tomé Merton. A Madre Teresa pode ser a candidata mais notável a padroeira dos incrédulos após a revelação de que em suas cartas a amigos e mentores espirituais ela registrou décadas de luta contra a dúvida.

Mas o diácono Molvarec também sugere outro candidato : Walter Ciszek, S.J. Muitas pessoas conhecem a narrativa histórica da improvável fuga do padre Ciszek da prisão soviética através de sua autobiografia Com Deus na Russia, mas o diácono Molvarec também recomenda a leitura de He Leadeth Me, do padre Ciszek, para aprender mais sobre a ‘narrativa interna’ do jesuíta durante este período contundente e difícil em a vida dele.

Se você ler atentamente, Walter passou por um imenso período de escuridão enquanto estava na prisão de Lubyanka, detido pelos soviéticos e interrogado repetidamente e depois atormentando nos campos de trabalho’, diz o diácono Molvarec. ‘Sua luta com a dúvida é evidente no texto, mas também revela sua persistência na fé e confiança em Deus’.

Para Ciszek, a fé que supera a dúvida dependia de recitar uma oração tradicional todos os dias, diz Molvarec, A Oferenda da Manhã, ‘na qual tudo é oferecido a Deus da maneira que Inácio quer fazer com o Suscipe, a oração que encerra os exercícios espirituais’.

Molvarec acrescenta uma sugestão para os céticos que esperam permanecer na busca da fé, tirada dos Pensamentos de Pascal : Basicamente, é ‘finja até conseguir’.

Atravesse os movimentos, vá à missa; tente orar e ver o que acontece’, diz. ‘Acho que há uma certa sabedoria em tentar superar a dúvida não e intelectualizando, mas realmente fazendo algo ativo.’

O padre Haight também recomenda examinar suas ações para descobrir no que você realmente acredita. É Deus ou está apenas avançando?

Você tem que olhar para sua biografia. Você tem que olhar para a narrativa de suas ações e ver onde estão seus compromissos fundamentais, sua confiança fundamental’, diz. ‘As pessoas podem dizer que acreditam em Deus e defendem o amor a Deus e ao próximo, mas devemos observar como realmente vivem suas vidas.

Agora, isso pode provar um exame de fatos e cálculos morais que exigirão toda a minha integridade jornalística para concluir. Enquanto isso, posso estar pronto para compartilhar minha fé duvidosa com as crianças que espero educar nesta Igreja, para que possa ser uma luz para elas. E estou preparado para continuar na Missa em oração e temor, mas talvez também em consolo entre os outros fiéis, juntando-me a mim todas as semanas na dúvida e na esperança.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://domtotal.com/noticia/1577101/2022/05/e-se-a-duvida-for-realmente-boa-para-a-sua-fe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário