segunda-feira, 16 de maio de 2022

Sete dicas para um sacerdócio mais alegre

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Padres colocam as mãos na cabeça de padres recém-ordenados durante uma missa de ordenação celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 12 de maio de 2019
 

*Artigo do Padre Damian J. Ference,

Diocese de Cleveland, Ohio (USA)

Tradução  : Ramón Lara


‘Entre 2013 e 2019 na paróquia de Santa Maria em Hudson, Ohio, sete homens foram ordenados ao sacerdócio, em sete anos consecutivos. Esta paróquia foi minha primeira missão sacerdotal, por isso conheci cada um desses homens e vi como sua formação na fé era um verdadeiro esforço comunitário. Durante meus anos na paróquia, de 2003 a 2007, trabalhei lado a lado com um ministro de jovens incrivelmente talentoso e fiel e sua equipe central altruísta, tive o apoio de um pastor baby boomer maravilhoso e de mente aberta e experimentei o empenho orante e zeloso de toda uma paróquia para fazer jovens discípulos e ajudá-los a encontrar suas missões no mundo.

O que eu trouxe para essa mistura não foi perfeição sacerdotal, elegância litúrgica ou gênio administrativo, mas a alegria de um pecador que o Senhor olhou. Eu nunca diria que sou a única razão pela qual esses sete homens são padres hoje – é claro que todos eles têm suas próprias histórias e influências únicas – mas acho que ajudou a grande alegria que minha própria vocação como padre me deu. Assim, durante meu tempo como vigário paroquial, pude dar um alegre testemunho do sacerdócio que era humano e, portanto, acessível e imitável. Também acho que minha própria alegria ajudou os pais desses jovens a se preocuparem menos com a possibilidade de seus filhos se tornarem padres.

A alegria é um dom, e eu a experimento com frequência. No entanto, admito prontamente que às vezes fico muito cansado, muito fraco, muito preguiçoso ou muito orgulhoso, e perco minha alegria. No entanto, descobri que, se estiver ativa e intencionalmente engajado nas sete práticas a seguir, sou mais capaz de sustentar essa alegria. Essas sete práticas não são exclusivas dos sacerdotes, mas escrevo sobre elas no contexto do sacerdócio porque é o que conheço nos últimos 19 anos. Adapte-os à sua própria vida como achar melhor, porque a maior evangelização que podemos oferecer é uma Igreja alegre.

Rezar

Em sua primeira Carta Apostólica, ‘A Alegria do Evangelho’, escreve o Papa Francisco, ‘convido todos os cristãos, em todos os lugares, neste exato momento, a um encontro pessoal renovado com Jesus Cristo, ou pelo menos uma abertura para deixá-lo encontrá-los. Peço a todos vocês que façam isso infalivelmente todos os dias.’ Este convite é tão básico e tão óbvio que pode ser facilmente ignorado ou esquecido, mesmo (e especialmente) pelos sacerdotes.

Pela nossa ordenação, os sacerdotes são ligados a Cristo de uma forma única e são chamados a liderar pela palavra e pelo exemplo, particularmente no cultivo de uma vida de oração. Mas quando a vocação de alguém é ser um profissional em oração, pode ser tentador de vez em quando – na missa, na oração do Ofício, ou mesmo durante as devoções pessoais – ligar o piloto automático. Escrevo por experiência. As distrações abundam, e se eu não estiver atento para reconhecer essas distrações e intencionalmente rezar com elas ou através delas, esse encontro pessoal diário renovado com Jesus Cristo que é essencial para um sacerdócio alegre se perde.

Orar bem é um trabalho árduo e exige disciplina. Mesmo simplesmente dizer a Jesus : ‘Senhor, estou cansado’ ou ‘Senhor, preciso de você’ e depois ouvir sua resposta exige tenacidade e humildade, cujos frutos são a alegria. Mas um padre que não leva a sério a oração, mesmo a mais simples, não pode esperar seriamente ser alegre.

Mantenha amizades fortes

Aristóteles escreve que todos querem amigos e que ninguém quer ficar sem amigos, e ele está certo. Jesus Cristo, que é como nós em todas as coisas, exceto no pecado, tinha amigos. O Papa Francisco reivindicou o dia 29 de julho como o Dia dos Santos. Marta, Maria e Lázaro, celebrando três dos amigos mais próximos de Jesus. (Por um tempo, era apenas o dia de Santa Marta.) Os Evangelhos nos dizem que Jesus também era íntimo de Pedro, Tiago e João, para não mencionar a grande Maria Madalena.

Como Jesus, um sacerdote alegre terá boas amizades, tanto com irmãos sacerdotes como com leigos e leigas. Os padres precisam de amigos com quem possam compartilhar suas vidas, pessoas em quem possam confiar e que possam confiar neles. Tomás de Aquino observa que os amigos nos ajudam a carregar nossos fardos - eles compartilham nossas cruzes, como Simão de Cirene - e ele acha que a visão de um amigo nos lembra que somos amados. Quão verdadeiro. Meus faleceram, e venho de uma família pequena. Posso dizer sem exagero que não conseguiria ser padre sem meus amigos. Eles me trazem muita alegria.

Abrace sua humanidade

Uma das mudanças mais drásticas na vida é passar de seminarista a padre. Mesmo com a melhor formação do seminário, é difícil se preparar para aquele dia em que você será visto como uma das pessoas mais misteriosas do mundo – vestindo roupas estranhas, escolhendo não se casar, celebrando sacramentos, pregando para companheiros pecadores e ser convidado por pessoas para as partes mais importantes de suas vidas : casamento, nascimento, lutas com o pecado, sofrimento, doença e morte. Algumas pessoas gostam de você porque você é um padre, e outras pessoas o desprezam por causa disso, mas rara é a pessoa que não pensa nisso. É importante lembrar que antes de um homem ser padre, ele é um homem, um ser humano.

Os sacerdotes mais alegres que conheço abraçam sua humanidade; não fogem disso. Gostam de uma boa refeição, de uma boa bebida, de bons amigos, de boa música, de um bom romance, de uma boa arte, de uma boa caminhada. E riem muito. É verdade que o sacerdócio é um assunto sério, mas também é um assunto humano. Os padres mais alegres parecem ser os caras que falam na mesma voz, quer estejam no colarinho, na academia ou de férias. Eles não lideram com seu ofício, mas com sua humanidade e, por sua vez, levam os outros a considerar a alegria da Encarnação e a beleza e o mistério do sacerdócio.

Faça amizade com pessoas que o deixam desconfortável

Jesus ama os pecadores. Como somos todos pecadores (reconhecemos isso no início de cada Missa) essa realidade deve nos consolar. No entanto, com o tempo, torna-se fácil esquecer. Nós, sacerdotes e leigos, muitas vezes caímos na armadilha de nos cercar principalmente de pessoas que acreditam no que acreditamos e pensam o que pensamos. Essas pessoas nos fazem sentir seguros e confortáveis. Mas os Evangelhos testificam que, embora Jesus tivesse um bom círculo de amigos em quem se confortava, também se confortava em estar com aqueles que estavam à margem da sociedade, incluindo pecadores e cobradores de impostos. Jesus foi até eles porque os amava e sabia que seus corações foram feitos para ele. Ao amar o pecador, Jesus abrandou o coração do pecador para a conversão, que acabou virando alegria. Sacerdotes alegres nunca esquecem que Jesus os amou primeiro como pecadores e continua a fazê-lo. E então eles fazem o mesmo para os outros.

Respeite a dignidade de todas as pessoas

(mesmo, especialmente daquelas que o incomodam). Quando eu era seminarista, compartilhei as mesmas graças do sacerdócio e da mesma diocese com o reitor do meu seminário. Mas nossas visões do mundo e da Igreja eram muito diferentes. Eu nem sempre gostei dele, mas eu o amava. Quando morreu, tive a honra de concelebrar sua missa fúnebre, e acredito que ele teria feito o mesmo por mim. Se o coração está cheio de ódio, não há espaço para alegria. A maioria de nós tem pessoas em nossas vidas que ficam sob nossa pele. Isso está ok. Amar as pessoas de quem nem sempre gostamos é uma maneira de lembrar que todos contam, todos importam, mesmo e especialmente aqueles que são difíceis de amar. A alegria que vem de amar pessoas com quem nem sempre nos damos bem é real e contagiante.

Assuma riscos

Quando fui mandado para estudar o doutorado, imaginei que, ao retornar a Cleveland, lecionaria em nosso pequeno seminário universitário pelos próximos 10 anos, pois esse era o plano original. Alguns meses antes da minha defesa de doutorado, meu novo bispo me surpreendeu ao me pedir para assumir um novo cargo como seu vigário para a evangelização. Eu disse sim, mas realmente não sabia ao que estava dizendo, pois ainda não havia uma descrição do trabalho. Meu bispo me disse para ser imaginativo e criativo e ajudá-lo a concentrar todos os esforços de nossa diocese na evangelização. Sem saber o que estava fazendo, tive grande conforto nas Estações da Cruz, especificamente no fato de Jesus ter caído três vezes no caminho do Calvário. Há muita pressão para que tudo seja perfeito no ministério, mas a Paixão de Jesus fazia parte de seu ministério, e suas três quedas são um lembrete de que nós também cairemos. Nem tudo que tento como padre vai funcionar, mesmo com o melhor planejamento. Mas o Senhor recompensa aqueles que se arriscam pelo seu Reino. A recompensa é um coração alegre.

Deixe Jesus operar a salvação

Talvez a maior ameaça à alegria de um padre seja a tentação de se ver como o Salvador. O Pai deve consertar tudo, melhorar tudo, curar todas as feridas e curar todos os doentes, isso para não falar de equilibrar o orçamento, consertar o telhado e fazer boas homilias. Sacerdotes alegres tiram seu dia de folga, tiram férias, fazem seu retiro anual e reservam tempo para leitura e exercícios. Ao fazê-lo, modelam para seu povo o lugar adequado para oração e lazer na vida humana e lutam contra a tentação do vício em trabalho, que afeta muitos. Um sacerdote alegre lembra que Jesus é Senhor e Salvador.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://domtotal.com/noticia/1578422/2022/05/sete-dicas-para-um-sacerdocio-mais-alegre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário