sábado, 12 de outubro de 2024

Mãe de Nazaré, protetora do povo paraense

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 
*Artigo do Padre Flávio José Lima da Silva 


‘O Círio de Nazaré é uma devoção católica do povo paraense. Celebrado desde 1793, os fieis católicos têm um carinho muito especial por Nossa Senhora de Nazaré. Essa devoção teve início com o caboclo Plácido, que encontrou a imagem perto de um riacho. No local onde foi encontrada hoje fica a Basílica do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Essa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré naturalmente foi aumentando e se consolidando na vida do povo paraense e hoje é uma das maiores festas religiosas do mundo; para a nação brasileira é uma das maiores manifestações de fé católicas. 

A celebração solene do Círio de Nazaré acontece sempre no segundo domingo do mês de outubro, mas esse grande momento celebrativo é precedido de grandes atividades em toda a Arquidiocese de Belém (PA). Nesse período de preparação acontece a peregrinação da imagem em todas as paróquias. As paróquias, por sua vez, realizam a novena do Círio nas famílias. São milhares de famílias que abrem suas casas e buscam se preparar para esse grande momento de devoção.

O Círio de Nazaré para os paraenses é uma grande renovação de fé. O mês de outubro, mês em que ocorre, é aguardado com muita expectativa. O Círio provoca uma experiência singular na vida daqueles dele que participam, pois milhões de pessoas oriundas de diversas partes do Brasil e também do exterior armam ‘suas tendas’, ou seja, vão a Belém participar desse período de espiritualidade, renovar a fé, agradecer e também pedir a interseção de Nossa Senhora de Nazaré.

Em sintonia com a Igreja, que no próximo ano celebra o jubileu de 2025 com o com tema ‘Peregrinos da esperança’, neste ano o tema do Círio de Nazaré será ‘Perseverar na oração, com Maria e Jesus’. A oração é a essência da igreja, pois a ela se prepara para celebrar o ano da oração em 2025.

Por fim, outubro é um mês mais do que especial para a nossa Igreja, pois é o mês dedicado à missão, portanto, como peregrinos da esperança precisamos perseverar na oração. 

Com Maria e Jesus e renovando a fé, pedimos a Nossa Senhora de Nazaré, mãe do povo paraense e nossa mãe, que interceda por todos nós para que, vivendo a nossa vida cristã e fortalecidos pela devoção a ela, tornemo-nos pessoas cada vez mais comprometidas com a missão na Igreja e na sociedade, lutando por mais justiça e fraternidade para todo o povo de Deus.

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://revistaavemaria.com.br/mae-de-nazare-protetora-do-povo-paraense.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário