segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

A forma como o Vaticano lidou com o caso Rupnik mostra que a Igreja considera as mulheres desiguais

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 

*Artigo de Doris Reisinger,

filósofa, teologa e ex-freira

Tradução : Ramón Lara


A ordem jesuíta global emitiu um aviso no início de dezembro de que havia colocado restrições ao ministério do jesuíta Marko Rupnik, um artista religioso conhecido internacionalmente, após acusações de ter abusado de várias mulheres adultas. Embora permanecendo deliberadamente vagos sobre os motivos da mudança, os jesuítas pareciam ansiosos para enfatizar que ‘nenhum menor estava envolvido’.

Enquanto os jesuítas e o Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano evitaram mais comentários sobre o caso, alguns blogs italianos relataram que Rupnik, uma estrela carismática em certos círculos, havia sido acusado de abusar espiritual e sexualmente de mulheres consagradas da Comunidade Loyola, uma comunidade religiosa que ele co-fundou na Eslovênia no início dos anos 1980.

Somente em uma coletiva de imprensa com jornalistas no final de meados de dezembro, o superior geral jesuíta, pe. Arturo Sosa, confirmaram os rumores de que Rupnik havia sido excomungado em 2019 como resultado de um delito chamado ’absolutio complicis’. Especificamente, Sosa disse que Rupnik havia absolvido uma mulher em confissão de ter se envolvido em atividade sexual com ele.

No entanto, os comentários de Sosa soaram como se quisesse minimizar o fato.

‘Ele foi excomungado. Como você suspende uma excomunhão? A pessoa tem que reconhecer e tem que se arrepender, o que ele fez’, disse o general jesuíta.

Então, alguns dias antes do Natal, o jornal italiano Domani divulgou uma entrevista com uma mulher que se identificou como uma das vítimas de Rupnik. Chamando-se Anna, um pseudônimo, ela descreveu em detalhes o abuso que sofreu.

Anna disse que começou com encontros e conversas aparentemente inofensivos com Rupnik, que se tornou seu diretor espiritual quando era uma estudante de medicina de 21 anos visitando-o em seu estúdio em Roma. Ela lembrou como lhe mostrava imagens do Kama Sutra, pedia que posasse para fotos e pedia beijos.

Depois que Rupnik convenceu Anna a ingressar na Comunidade Loyola, seus pedidos e ações tornaram-se cada vez mais sexualmente agressivos, terminando em ‘masturbação violenta’, ‘sexo oral’ e assistindo pornografia juntos, disse.

‘A dinâmica era sempre a mesma : se eu duvidasse ou recusasse, Rupnik me desacreditava diante da comunidade dizendo que eu não estava crescendo espiritualmente’, disse Anna. ‘Ele não tinha inibições, usou todos os meios para atingir seu objetivo, inclusive as coisas confidenciais que ouviu em confissão.’

Anna também descreveu como confrontou Rupnik e procurou oficiais superiores, mas disse que ninguém iria ouvi-la ou tomar qualquer atitude.

Anna estima que cerca de 20 de suas companheiras da comunidade foram abusadas por Rupnik da mesma forma que ela.

Na entrevista, Anna disse que fez esforços para contatar vários jesuítas e autoridades do Vaticano sobre seu caso no verão de 2022, mas nunca teve resposta. No final do artigo, o jornal italiano Domani publicou uma declaração dos jesuítas instando todas as vítimas de Rupnik a relatar suas experiências à ordem.

Padrões familiares

Há muitas coisas típicas no relato de Anna : o enorme poder de um padre carismático; o processo de aliciamento cuidadosamente planejado que explora a confiança da vítima e reduz seu espaço de manobra; e a reticência diplomática das autoridades competentes.

Há também a concessão gradual que vem somente após persistentes investigações e publicidade através do trabalho tenaz dos jornalistas; a falta de transparência e o caráter clericalista de um sistema que permite que padres sejam investigados por outros padres; o foco do direito canônico na santidade da confissão em vez dos direitos das vítimas; e o confinamento das vítimas ao banco das testemunhas em vez de reconhecê-las como partes no processo.

Isso é exatamente a mesma dinâmica devastadora do abuso infantil do clero. Mas no caso Rupnik há semelhanças ainda mais marcantes com casos de abuso de adultos em geral e religiosas em particular.

Provavelmente não é coincidência que o caso só agora esteja ganhando atenção pública e eclesiástica. Até muito recentemente, desde que ‘nenhum menor estivesse envolvido’ (ou, para alguns, desde que não fosse comportamento do mesmo sexo), a atividade sexual dos padres era considerada indecente, na melhor das hipóteses, mas não criminosa. Só gradualmente se desenvolveu o sentido da inadequação do comportamento sexual em fortes relações de poder, especialmente no que diz respeito a dependentes, subordinados ou pessoas confiadas ao cuidado pastoral de um clérigo.

Também não é surpreendente que os casos que primeiro atraíram atenção considerável - como o fundador da Legião de Cristo, Pe. Marcial Maciel Degollado e o ex-cardeal Theodore McCarrick em desgraça - foram aqueles que envolveram vítimas do sexo masculino. Em uma igreja fortemente dominada por homens, partes da qual são permeadas por um mal-entendido homofóbico sobre a questão do abuso, isso é de se esperar.

No entanto, houve muitos casos igualmente devastadores envolvendo mulheres jovens, especialmente religiosas e fundadoras de suas comunidades. Desse ângulo, Rupnik aparece como apenas um em uma longa e inglória linhagem de fundadores que se tornaram abusadores em série, incluindo Josef Kentenich, Marie-Dominique Philippe, Gérard Croissant e Jean Vanier, para citar apenas alguns dos casos mais proeminentes.

Há muito mais casos envolvendo fundadores de comunidades menos conhecidas, como Thierry de Roucy, padres solteiros como Robert Meffan, ou membros de comunidades religiosas menores, como no meu caso.

As mulheres são as mais vulneráveis

Para os estudiosos que pesquisam sobre o abuso sexual de adultos pelo clero, uma estimativa do falecido Richard Sipe e uma pesquisa sobre abuso sexual de irmãs religiosas nos EUA fornecem uma linha de base para o risco relativo que os adultos experimentam.

Em um artigo de 2007, Sipe estimou que ‘quatro vezes mais padres se envolvem sexualmente com mulheres adultas e duas vezes mais com homens adultos do que padres que se envolvem sexualmente com crianças’.

A pesquisa, publicada por três pesquisadores da Universidade de St. Louis em 1998, sugere que as religiosas correm um risco particularmente alto. Em um estudo com 856 irmãs em três comunidades do meio-oeste, cerca de 39,9% relataram traumas sexuais passados, com 29,3% relatando tal trauma durante sua vida religiosa. Os efeitos naqueles que vivenciaram o trauma variaram de depressão a pensamentos suicidas.

Mulheres e adolescentes em geral também vivem com risco elevado de efeitos particularmente adversos do abuso sexual, como gravidez indesejada e partos forçados ou abortos, bem como com uma cultura de culpabilização da vítima e misoginia que usa mitos de estupro e estereótipos sexistas para descartar mulheres sofrem e simpatizam com os agressores masculinos.

Além disso, as religiosas são particularmente vulneráveis ao abuso e ao silenciamento, dada a sua imensa e abrangente dependência de suas comunidades e da hierarquia eclesiástica masculina, e sua falta de direitos sob a lei canônica. Como resultado, os obstáculos para falar pelas vítimas e a cultura do silêncio em torno do abuso sexual de mulheres consagradas são imensos.

Em uma reunião em 2021, a jornalista italiana Federica Tourn, que há anos cobre o tema, disse que encontrar pessoas prontas para falar sobre abuso sexual de mulheres religiosas era muito mais difícil do que encontrar pessoas prontas para falar sobre a máfia.

Além dos muitos níveis de imensa mudança estrutural e cultural que seriam necessários para lidar melhor com o abuso na Igreja Católica em geral, há necessidade de uma mudança ainda mais profunda quando se trata de abuso de mulheres, tanto leigas quanto religiosas.

As religiosas devem receber um status legal e canônico que lhes permita defender-se efetivamente até mesmo contra os superiores e o clero, e a cultura profusamente sexista e misógina da Igreja Católica deve ceder a uma cultura de verdadeiro respeito pelas mulheres.

A amarga verdade é : enquanto a Igreja for governada por um sistema canônico no qual haja desigualdade entre homens e mulheres, clérigos e leigos, nada disso poderá ser efetivamente alcançado, e agora esse tipo de igualdade parece além da utopia.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://domtotal.com/noticias/?id=1599330


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