sexta-feira, 5 de abril de 2024

Oração, o impulso do coração

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 

*Artigo da redação da revista Ave Maria


O Papa Francisco deu início ao Ano de Oração, como sabemos. Em diversos encontros, o Santo Padre enfatiza a importância de nos prepararmos para viver este ano de maneira única e intensa. Uma das lições que temos aprendido com os materiais disponibilizados é o desejo do Papa de que este jubileu seja caracterizado por uma grande sinfonia de oração, com o objetivo de redescobrir a presença de Deus em nossas vidas, na Igreja e no mundo.

Para nós, a oração do Pai-Nosso é agora, mais do que nunca, um guia para quem aspira a tornar-se e viver como discípulo de Jesus.

Surge então a questão : qual o significado de um ano jubilar centrado na vivência da oração?

Em vez de responder diretamente a essa pergunta é pertinente indagar sobre o papel da oração e sua importância em nossa vida, afinal, dedicar um ano à reflexão sobre um único tema, que reverberará em toda a nossa existência, só se justifica se o tema da oração for de fundamental importância para nós.

Santa Teresinha via a oração como um impulso do coração, um simples olhar voltado para o Céu, um grito de agradecimento e amor, tanto na dor quanto na alegria. Em suma, para ela a oração era algo grandioso, sobrenatural, que expandia sua alma e a unia a Jesus. É, portanto, por meio da oração que nos conectamos com o Criador.

O que seríamos sem a oração? Se ela supera a distância que o pecado criou entre nós e o Criador, a oração é o contato supremo de nossa humanidade com aquele que nos criou, formou-nos e sonhou conosco antes mesmo de existirmos.

Desejamos que este ano não seja apenas uma época de reflexão que se dissipa com o tempo, mas que ressoe por toda a nossa vida, gerando a consciência de que precisamos ‘gritar’ a Deus para que Ele nos ouça, com o coração, e é nisso que consiste a oração. 

Sendo Igreja, convido todos a se aprofundarem nos documentos disponíveis no site oficial do jubileu em iubilaeum2025.va. Não permitam que este ano passe sem provocar em vocês o desejo de adotar uma vida em que a oração ocupa um lugar central.

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://revistaavemaria.com.br/oracao-o-impulso-do-coracao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário