segunda-feira, 13 de março de 2023

5 lições do compromisso do Papa Francisco com o diálogo muçulmano-católico

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 

 O Papa Francisco aperta a mão do Sheik Ahmad el-Tayeb, grande imã da mesquita e universidade al-Azhar do Egito, depois de assinar em uma reunião inter-religiosa no Memorial do Fundador em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em 4 de fevereiro de 2019. O pap | foto do CNS/Paul Haring

*Artigo de Jordan Denari Duffner

Tradução : Ramón Lara


‘Em seus primeiros dias como chefe da Igreja Católica, disse o Papa Francisco, ‘não é possível estabelecer vínculos verdadeiros com Deus ignorando as outras pessoas. Por isso é importante intensificar o diálogo entre as várias religiões, e penso particularmente no diálogo com o Islã’.

O Papa mais do que cumpriu o objetivo inicial que estabeleceu para si mesmo – o envolvimento com os muçulmanos tornou-se uma das marcas de seu papado. Na última década, o Papa fez dezenas de visitas a comunidades muçulmanas e países de maioria muçulmana. Ele forjou laços com líderes e crentes comuns e repetidamente chamou a atenção para a presença de Deus nas experiências dos muçulmanos e em muitas das riquezas de sua tradição de fé.

De seus muitos gestos, declarações, viagens e, mais significativamente, seus encontros pessoais com os muçulmanos, algumas lições profundas emergem. Aqui estão apenas cinco :

1. Adorando juntos ‘o Deus Único e Misericordioso’

Pisando em um pequeno tapete de oração vermelho com os pés calçados com meias, o Papa Francisco cruzou as mãos e baixou a cabeça. Ele estava visitando uma mesquita na República Centro-Africana devastada pela guerra em 2015 e queria reservar um momento para rezar em silêncio. No ano anterior, em uma visita à famosa Mesquita Azul em Istambul, na Turquia, o Papa pediu ao Grande Mufti da cidade que orasse por ele. E em uma viagem posterior a Bangladesh, em uma reunião inter-religiosa, o Papa Francisco pediu a um indivíduo muçulmano – um refugiado rohingya de Mianmar – que fizesse uma oração em nome do grupo. Mais tarde, o Papa disse que o encontro o levou às lágrimas.

Em cada um desses momentos de oração, o Papa Francisco pôs em prática o ensinamento da Igreja – afirmado no Concílio Vaticano II e ecoado no Catecismo – de que os muçulmanos ‘junto conosco, adorem o Deus Único e Misericordioso’. Embora certamente existam diferenças doutrinárias entre o que cristãos e muçulmanos professam sobre Deus, isso não nos impede de reconhecer as semelhanças que temos ou de nos reunirmos (junto com judeus e até mesmo outros) para louvar e suplicar ao nosso Deus comum. Tendo feito da misericórdia de Deus um tema importante de seu papado, Francisco intencionalmente chamou a atenção para o fato de que, para os muçulmanos, a misericórdia também é um dos atributos mais importantes de Deus.

Francisco não é o primeiro Papa a fazer declarações ou tomar ações como essas – São João Paulo II e Bento XVI também rezaram publicamente com os muçulmanos em diferentes funções. Ao fazê-lo, todos sinalizam que as orações dos muçulmanos a Deus são válidas e dirigidas ao mesmo Deus misericordioso a quem os católicos também se esforçam para servir.

2. ‘Fazendo teologia juntos’ : reconhecendo a sabedoria do outro

No final de sua encíclica ‘Laudato Si’’, o Papa Francisco escreveu sobre a importância de desenvolver uma imaginação ‘sacramental’ – de ver Deus na natureza e em nossos semelhantes. Ao afirmar isso, a primeira fonte que o papa cita não é um místico cristão, mas um muçulmano. Na nota de rodapé associada, Francisco aponta para Ali al-Khawas, um poeta muçulmano que escreveu no século 16 sobre a percepção de Deus quando ‘o vento sopra, … os suspiros dos enfermos, os gemidos dos aflitos’. Embora a nota de rodapé esteja enterrada em um longo documento, sua inclusão na encíclica é inovadora; esta foi a primeira vez na história da Igreja Católica que um texto religioso não cristão foi citado em um documento oficial de ensino.

Os muçulmanos também foram fundamentais na encíclica de Francisco de 2020, ‘Fratelli Tutti’, centrada no tema da fraternidade humana. Francisco escreve que foi ‘estimulado’ a escrever a encíclica por sua amizade com o Grande Imam Ahmed al-Tayeb, chefe da Al-Azhar, uma conhecida universidade islâmica sunita e mesquita no Egito. O colega do Imam al-Tayeb, Mohamed Mahmoud Abdel Salem, participou da divulgação formal da encíclica ao público. Como o correspondente do Vaticano nos Estados Unidos, Gerard O'Connell, apontou, não havia precedentes para um muçulmano inspirar uma encíclica e para um muçulmano participar de apresentá-la ao mundo.

Ambas as encíclicas mostram como Francisco - e, na verdade, toda a Igreja Católica—foi moldada positivamente pelos muçulmanos e pela sabedoria expressa por meio de sua tradição de fé. Eles também demonstram que as fronteiras entre nossas comunidades religiosas são mais porosas do que costumamos imaginar. A história da Igreja Católica – incluindo seu ensino formal – foi moldada pela ativa participação muçulmana.

Em um movimento anterior sem paralelo, o Papa Francisco trabalhou com o Imam al-Tayeb para ser coautor do Documento de 2019 sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência. Neste documento original, o Papa e o imã se basearam em suas muitas convicções teológicas e morais compartilhadas para pedir ações concretas que promovam a justiça, a paz e o florescimento humano no mundo. Embora mantendo suas próprias convicções religiosas, os dois líderes redigiram o documento como amigos e iguais; como disse o cardeal Michael L. Fitzgerald, M. Afr., um líder nas relações católico-muçulmanas, ‘eles estavam fazendo teologia juntos’.

3. Sentar-se com os ‘santos da porta ao lado’ ou ao redor do mundo

Durante sua viagem ao Iraque em 2021, o Papa Francisco visitou outro grande líder muçulmano, desta vez do ramo xiita do Islã. O Grande Aiatolá ‘Ali al-Sistani é um líder globalmente reverenciado, mas apesar de seu alto perfil, ele vive em uma casa modesta. Assim como o Papa Francisco, o idoso é conhecido por sua humildade.

Há poucos detalhes sobre o tempo que o Papa passou com al-Sistani, mas Francisco disse depois que ‘este encontro fez bem à minha alma. Ele é uma luz. Esses sábios estão em toda parte porque a sabedoria de Deus foi espalhada por todo o mundo’. Francisco passou a enquadrar al-Sistani como um ‘santo de todos os dias’, um dos ‘santos da porta ao lado’, pessoas que vivem seus valores com coerência.

Para Francisco, os encontros inter-religiosos não são, em última análise, grandes ideias teológicas, mas sim os indivíduos humanos reais que encontramos. Esteja se reunindo com grandes líderes ou pessoas comuns, ele traz o mesmo nível de atenção e cuidado, ciente de que cada pessoa é santa e amada por Deus além da medida.

Essa mesma visão inspirou Francisco a fazer uma visita improvisada a uma família muçulmana que mora em um conjunto habitacional em Milão, na Itália, em 2017. Enquanto compartilhavam doces e nozes, as crianças ofereceram ao papa desenhos coloridos e o pai, Mihoual, mostrou-lhe peças da arte islâmica. Posteriormente, Mihoual disse que a presença de Francisco era como ‘ter um amigo em casa’.

Para Francisco, o diálogo inter-religioso é fundamentalmente sobre ‘compartilhar nossas alegrias e tristezas’ com o outro. Não precisa haver nenhum objetivo maior; estar verdadeiramente presente e atento ao fato de que um indivíduo é criado à imagem de Deus é tudo o que é necessário.

4. ‘O outro pode ser você’ : defendendo a dignidade de todos

Ajoelhado sobre uma bacia, o Papa Francisco derramou água fria sobre os pés de um homem e os enxugou com uma toalha branca. Estava cumprindo um ritual da Semana Santa que geralmente é reservado aos católicos, mas optou por incluir pessoas de outras religiões, incluindo os muçulmanos, como um gesto de solidariedade universal. Para Francisco, o diálogo se traduz em atos de serviço.

Durante uma década marcada pela migração em massa de (e demonização de) refugiados, muitos dos quais são muçulmanos, Francisco tem a intenção de encontrá-los em seu sofrimento. Sua primeira viagem internacional como Papa foi para a ilha mediterrânea de Lampedusa, onde muitos refugiados desembarcaram após angustiantes viagens pelo mar. O compromisso de Francisco com o bem-estar dos refugiados vai além de gestos e palavras. Em 2016, ajudou pessoalmente a reassentar três famílias sírias refugiadas muçulmanas na Cidade do Vaticano.

Quando se trata de condenar o fanatismo religioso e a perseguição, o Papa Francisco exibe uma consistência moral que é rara entre os líderes mundiais. Assim como defende os cristãos que enfrentam perseguição, também defende os muçulmanos diante da islamofobia. Sua postura de princípios envia uma mensagem importante para muitos cantos da Igreja, particularmente nos Estados Unidos, onde a preocupação com a perseguição aos cristãos é frequentemente priorizada, enquanto a perseguição aos muçulmanos – tanto em casa quanto no exterior – é frequentemente ignorada.

5. ‘Não é justo e não é verdade’ : Resistindo a estereótipos

O Papa Francisco pediu repetidamente aos países ocidentais que deixem de lado o bode expiatório anti-muçulmano e o nativismo, e muitos de seus comentários públicos têm sido um corretivo útil para o discurso global dominante sobre o Islã.

Por exemplo, em uma coletiva de imprensa em 2016, Francisco exortou seu público a resistir à tendência de reduzir as causas da violência cometida pelos muçulmanos à religião. ‘Não é justo identificar o Islã com violência. Não é justo e não é verdade’, disse, apontando que quando pessoas de outras religiões (incluindo cristãos) cometem violência, isso não é tipicamente atribuído à sua identidade religiosa. Embora reconheça que alguns grupos marginais, como o Estado Islâmico, reivindicam um pedigree islâmico, ele chamou a atenção para o que vê como causas mais profundas da chamada violência islâmica, incluindo a perda de identidade entre os jovens e, como disse em uma homilia da Quinta-feira Santa, o comércio de armas e os que se beneficiam financeiramente com os conflitos. Talvez sem surpresa, muitos católicos resistiram ou recuaram contra a abordagem sutil do Papa.

Ainda assim, o Papa Francisco às vezes caiu em algumas falácias comuns e tropos estereotipados ao discutir o Islã, que contradizem suas melhores intenções. Por exemplo, em vários pontos pediu publicamente aos líderes muçulmanos que condenassem a violência cometida por seus companheiros muçulmanos. Essas ligações podem contribuir para a percepção errônea de que os muçulmanos ainda não estão condenando o terrorismo – quando, na verdade, estão.

A atenção especial de Francisco ao diálogo com os muçulmanos é uma consequência natural de seu compromisso mais amplo de encontrar todas as pessoas, especialmente aquelas que são mais marginalizadas. Tanto em seus sucessos quanto em seus erros, Francisco nos oferece lições não apenas sobre como melhorar nosso relacionamento com os muçulmanos, mas com todos aqueles que podemos encontrar.' 

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://domhelder.edu.br/noticias/pagina/religiao

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