segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Iêmen: mais de 11 mil crianças mortas ou mutiladas no país

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo da Vatican News


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) declarou, em um relatório que mais de 11.000 crianças foram mortas ou mutiladas desde 2015, em média quatro por dia; 7.245 feridas; 445 meninos foram presos; 152 crianças sequestradas; 47 expostas à violência sexual; pelo menos 74 crianças, entre as 164 pessoas, mortas ou feridas por minas e munições não detonadas; quase 4.000 meninos arrolados nos combates e 91 meninas utilizadas em ações ou postos de controle. Com a falta de acesso à água potável, as crianças correm um risco extremo de surtos de cólera, sarampo, difteria e outras doenças, evitáveis com vacinação.

Segundo ainda os dados do UNICEF, após quase oito anos da escalada do conflito, cerca de 13 milhões de crianças necessitam de assistência humanitária e proteção; 672 sedes de ensino e 228 centros de saúde foram atacados; 2,2 milhões de crianças, no Iêmen, são alvo de desnutrição aguda, sem contar as quase 540.000, com menos de cinco anos, que sofrem de grave desnutrição e lutam pela sobrevivência; 9,2 milhões de menores não têm acesso à água potável e saneamento; 13 milhões não têm assistência sanitária; 2 milhões não têm escola, pois uma, em cada quatro escolas, no Iêmen, foi destruída ou parcialmente danificada.

Estes são os resultados do conflito no Iêmen, segundo UNICEF, que teve início em 2015. Estes são apenas alguns casos detectados, mas, é provável, que o balanço deste conflito seja bem maior.

A diretora executiva do UNICEF, Catherine Russell, fez um premente apelo para que seja renovada, com urgência, a trégua obtida com a sua missão. E acrescentou : ‘Para que as crianças do Iêmen tenham chance de um futuro digno, as partes em conflito, a comunidade internacional e todos os responsáveis devem garantir-lhes proteção e apoio. Neste sentido, a renovação urgente da trégua seria um primeiro passo positivo, para permitir um acesso humanitário vital. Em última análise, apenas uma paz duradoura permitirá que as famílias reconstruam suas vidas destruídas e comecem a planejar o futuro’.

Enfim, o UNICEF precisa, urgentemente, de 484,4 milhões de dólares para responder à crise humanitária no Iêmen e dar continuidade aos serviços essenciais, que colocam em risco as vidas e o bem-estar das crianças.

Apesar dos desafios, até agora, o UNICEF conseguiu enfrentar a desnutrição aguda de mais de 260.000 crianças; transferir dinheiro para cerca de 1,5 milhão de famílias; garantir acesso à água potável para quase 5 milhões de pessoas; fornecer vacinas contra sarampo e poliomielite para mais de 1,5 milhão de crianças; dar assistência psicossocial e sanitária em 24 hospitais e aprimorar serviços de tratamento e prevenção da desnutrição.

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2022-12/iemen-mais-11-mil-criancas-mortas-mutiladas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário