sexta-feira, 9 de julho de 2021

Vaticano dá destaque ao drama dos trabalhadores do mar

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo de Benedetta Capelli (Vatican News)


‘A pandemia mudou a face do mundo e também a do trabalho no mar que, apesar das restrições, nunca parou. Esta é a primeira indicação destacada na Mensagem do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral por ocasião do Domingo do Mar, dia 11 de julho. Os navios, de fato, ‘nunca deixaram de transportar de um porto para outro equipamentos médicos e medicamentos essenciais para apoiar a luta contra a propagação do vírus’. ‘Cerca de 90% do comércio mundial – escrevem – move-se graças aos navios ou, mais precisamente, aos 1,7 milhões de marinheiros que trabalham neles. O cardeal Peter Turkson, prefeito do dicastério, e dom Bruno Duffè, secretário, agradecem à ‘gente do mar; uma gratidão que se transforma em oração’.

Não apenas uma simples força de trabalho

O texto não esconde a ‘profunda contradição’ presente no mundo da indústria marítima, ‘altamente globalizada’, mas atravessada pela fragmentação das regras sobre os direitos e a proteção dos trabalhadores. Partindo disso vem o pedido de reconhecimento dos ‘trabalhadores essenciais’, incentivando ‘mudanças na tripulação’ e dando prioridade a uma política clara de vacinação. O dicastério não esquece o grave inconveniente dos que ficaram bloqueados por causa da Covid : cerca de 400 mil pessoas em setembro de 2020 que deveriam ser repatriadas e, em vez disso, permaneceram fora de suas casas por até 18 meses. A pandemia forçou-os a trabalhar mais, afetando ‘a vida diária de suas famílias’, gerando ‘isolamento, solidão, separação e ansiedade pelos entes queridos a milhares de quilômetros de distância, juntamente com a incerteza do próprio futuro’. Fatores que ‘têm aumentado o estresse físico e psicológico a bordo dos navios, às vezes com consequências trágicas’. O convite é olhar os membros da tripulação não como uma simples ‘força de trabalho’, mas como seres humanos, desenvolvendo assim ‘práticas de trabalho, baseadas na dignidade humana e não no lucro’.

Soluções para a pirataria

A atenção então se volta para o fenômeno da pirataria, que essencialmente tem registrado uma diminuição no número de casos, mas com um aumento da violência contra a tripulação. ‘Trata-se de um ponto desencorajador que mostra a fragilidade da indústria marítima, que já foi posta à prova pela pandemia’, destaca a mensagem. É um fenômeno que coloca em sério risco a saúde dos que trabalham no mar, de suas famílias e abala a economia. ‘Pedimos a todos os governos e organizações internacionais’, lê-se na mensagem, ‘para que identifiquem soluções duradouras para o flagelo da pirataria, conscientes da necessidade de enfrentar o problema fundamental da desigualdade na distribuição de bens entre países e da exploração dos recursos naturais’.

Abandonados no mar

Há também outro fenômeno preocupante : o abandono dos navios e da tripulação. Em 2019 havia 40 navios abandonados, enquanto que em 2020 chegaram a 85. Os marinheiros são forçados a viver em condições desumanas e, portanto, o apelo aos armadores é para que ativem ‘um seguro obrigatório que cubra o abandono no mar, para o pagamento de despesas incluindo alimentação, água potável, assistência médica e custos de repatriação’. A mensagem salienta que o número de naufrágios e acidentes marítimos está diminuindo ‘mas mesmo um é demais, especialmente quando os marítimos são feridos, morrem, perdem-se no mar ou são injustamente criminalizados e detidos por tempo indeterminado’. Uma situação que cria ‘desespero nas famílias’ porque as crianças ficam sem pais e não há um lugar onde colocar uma flor e rezar uma oração.

Apóstolos fiéis

A mensagem se conclui com um pensamento para os capelães e voluntários da Stella Maris que, em tempos de pandemia, sempre estiveram a serviço dos marinheiros e pescadores. Oremos para que continuem a ser ‘apóstolos fiéis à missão de anunciar o Evangelho’, mostrando ‘o rosto atento da Igreja que acolhe e está próxima a esta porção do Povo de Deus’.’

Vide também : Apostolado do mar e o migrante das águas


Fonte : *Artigo na íntegra https://domtotal.com/noticia/1526278/2021/07/vaticano-da-destaque-ao-drama-dos-trabalhadores-do-mar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário