quarta-feira, 18 de março de 2020

Fé em meio ao coronavírus: encontrar Deus durante o caos

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Em meio a crise do coronavírus, é comum se perguntar: onde está Deus nisso tudo? Esqueceu da Terra, do povo, dos pobres? 
*Artigo de João Eduardo S. Mariana,
jornalista


‘Tudo leva a crer que viveremos tempo de grandes provações nos próximos meses. Nesta semana, os brasileiros estão acompanhando a saga incansável das autoridades para conter, já desde o início, a pandemia da Covid-19. As Dioceses e Arquidioceses do Brasil já agem com cautela, cuidando do povo de Deus espalhado pelos rincões deste imenso país, e cancelam a maioria de suas celebrações.

Alguma delas já adiantaram que, por causa do coronavírus, as celebrações da Semana Santa serão realizadas sem a presença do povo. Um sentimento de tristeza assola o coração dos católicos, mas é necessário que fiquemos firmes na esperança que não decepciona, o próprio Cristo Jesus.

A humanidade tem nesta crise uma oportunidade ímpar de repensar valores e mudar atitudes. Os cristãos, em todo o mundo, são chamados a uma autêntica mudança de postura em meio aos devaneios provocados por nossa sociedade, entregue à ganância e ao consumismo desenfreado. Algo que me chamou atenção nos últimos dias e que, ao meu ver deve ser repensado pelos cidadãos e pelas autoridades é a falta de zelo para com o próximo por parte de alguns. Isto pode ser observado com clareza nos hipermercados e mercearias de nossas cidades, onde, num egoísmo latente, alguns tem comprado itens básicos de alimentação por atacado, sem se preocupar com os irmãos que também necessitaram destes alimentos. Prateleiras vazias e alta de preços refletem o quão banal é a nossa vida, quando não pensamos no próximo.

Vendo todas estas realidades que nos pegaram ‘de calças curtas’ vem a pergunta que mexe definitivamente conosco : onde está Deus nisso tudo? Esqueceu da Terra, do povo, dos pobres? Não, definitivamente não. No livro de Isaías, uma passagem faz chegar ao coração de todo fiel a verdade incomensurável : ‘a mãe pode esquecer do filho que gerou? E mesmo se esquecer, Deus não se esquece de nenhum de seus filhos’.

Mas, então, onde encontrar o Senhor durante esta crise? Aí vem o desafio : ele está no meio de todos nós, sofrendo e chorando conosco, isolados ou doentes, desempregados ou longe de nossos familiares, naqueles que não tem nada nem ninguém neste momento. Deus, na sua infinita misericórdia que não falha, nos alcança de perto e nos propõe uma mudança de vida completa, acentuada por este período quaresmal que estamos vivenciando : ‘o que fizeres ao menor dos meus irmãos, é a mim que estais fazendo’.

Por isso, meus irmãos, nesta hora de tristeza e até mesmo de agonia para alguns, não nos esqueçamos dos que mais precisam de nossas orações e de nosso gesto concreto. Quando você vai ao supermercado e compra apenas o necessário, você se torna instrumento de Deus para o próximo, que também terá oportunidade de adquirir o seu alimento. Se você deixa de ir à Missa, seja dominical ou semanal, você não está pecando, mas sim preservando os demais irmãos. Não tenhamos receios quanto a isso.

No isolamento que somos convidados a vivenciar nos próximos tempos, apoiemo-nos no exemplo do profeta Elias, que em meio a um perigo de morte iminente pelos seus inimigos, subiu ao Monte Horeb. E em meio à brisa e ao silêncio orante, encontrou Deus e seu amor, saindo fortalecido após tamanha provação. Façamos, pois, de nossas casas, locais propícios para este encontro interior com o Senhor, nestes tempos de pandemia. 

O combustível da Fé não nos pode faltar. Cuidemos para que nossas ‘lâmpadas’ estejam repletas de esperança e vontade de vencer esta tormenta. Com o Apóstolo Paulo, a certeza : ‘eu sei aonde pus minha Fé!’’


Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário