sábado, 15 de junho de 2024

Um novo caráter a serviço do reino de Deus

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 
*Artigo do Padre Flávio José Lima da Silva


‘A história da humanidade é marcada com grandes acontecimentos. Desde os primórdios, identificamos a ação de Deus junto a seu povo. As Sagradas Escrituras, sobretudo o Antigo Testamento, apresentam a revelação que Deus vivia na vida do povo de Israel. Esse povo, ao compreender Deus como criador, libertador e salvador, buscava ser fiel dentro da limitação humana. É preciso que fique claro : Deus quis revelar-se à humanidade por meio do povo de Israel. 

Segundo as Sagradas Escrituras, Deus escolhe pessoas para orientar seu povo. Desde o início foi assim e essas pessoas eram escolhidas a partir da sua fidelidade ao projeto de Deus e por causa do caráter, do compromisso que mostravam. O tempo passa e a história vai seguindo o seu percurso e Deus continua acreditando na humanidade, mesmo que esta não lhe seja fiel na totalidade. Deus permanece firme em sua aliança.

Deus, mantendo sua aliança na plenitude dos tempos por causa do seu infinito amor de Pai, vem à humanidade por meio de seu Filho unigênito nascido de uma mulher (cf. Gl 4,4-5). Assim, Jesus Cristo é a Palavra que se fez carne e habitou no meio da humidade (cf. Jo 1,18), ou seja, Jesus é a certeza do amor de Deus para com o seu povo. Sendo obediente e comprometido com o projeto do Pai, Jesus Cristo é exemplar no seu caráter e é plenamente fiel a tudo que o Deus Pai lhe confiou.

Foi necessário apresentar-se bem sucintamente, um panorama da vida do povo de Deus a partir do Antigo Testamento chegando até o Novo Testamento, e nesse contexto foi possível perceber o caráter daqueles que fizeram a opção em seguir o projeto apresentado por Deus. Vale destacar que Deus escolheu alguns para guiar, orientar e formar seus povos, eles tiveram papéis fundamentais na construção do Reino, pois, comprometidos, foram exemplares na missão.

Hoje o Reino de Deus continua, pois Ele mantém sua aliança com a humanidade, é fiel, sua bondade e misericórdia são infinitas. No entanto, faz-se necessária uma mudança de vida, é chegada a hora de um novo caráter. O Reino de Deus precisa ser anunciado com muita firmeza; temos grandes exemplos nas Sagradas Escrituras de pessoas que eram fiéis, comprometidas com Deus e a partir desses exemplos é urgente que hoje também tenhamos pessoas dedicadas, comprometidas, pois o Reino de Deus precisa ser anunciado.

Por fim, para um novo caráter a serviço do Reino de Deus, devemos colocar em prática o nosso Batismo, pois por meio desse Sacramento nos tornamos herdeiros da vida eterna, com ele temos o certificado da salvação, mas, precisamos colocar em prática a fé que professamos. Para obtermos um novo caráter é necessário seguir Jesus Cristo de fato e segui-lo pressupõe fazer o que Ele fez, sendo assim é preciso amar sem medida, perdoar sempre, acolher o próximo e nos colocarmos a serviço do Reino. Jesus fez isso com muita leveza, façamos o mesmo e assim estaremos a serviço do Reino de Deus.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://revistaavemaria.com.br/um-novo-carater-a-servico-do-reino-de-deus.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário