domingo, 12 de setembro de 2021

Aquietai-vos: um desafio em um mundo frenético

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

*Artigo de Fabrício Veliq,

teólogo protestante


Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Salmo 46:10a)

‘Esse versículo é grandemente conhecido no meio cristão. Esse salmo, por sua vez compõe os ‘cânticos de Sião’, que exaltam Jerusalém e seu Templo como lugar de habitação de Javé. Ao apresentar uma possível dramatização da vitória de Javé sobre o caos inicial e a luta contra a antiga serpente marinha, tais cânticos mostram que, diante do medo do povo para com seus inimigos, Deus é aquele que garante vitória no presente da mesma forma que venceu no início de todas as coisas. 

Nesse sentido, o salmo coloca em contraposição o aspecto político/social do povo com o seu aspecto mítico/religioso. O penúltimo versículo desse capítulo é esse que dá título ao texto. Em seu contexto, quer promulgar a soberania de Deus sobre toda a terra e, consequentemente, sobre os inimigos de seu povo.

Ao trazermos tal versículo para os nossos dias, acredito que seja possível pensar em duas atitudes diante dele, uma a ser evitada e outra a ser treinada. A primeira é a de se cair em uma espécie de fatalismo, ou seja, acreditar que todas as coisas já estão determinadas por Deus. Consequentemente, a única coisa que devemos fazer é nos aquietarmos e esperá-Lo agir para a resolução de nossos problemas.

Esse tipo de atitude, comum em meios cristãos, faz com que muitas pessoas simplesmente ignorem as suas responsabilidades frente às diversas decisões da vida ou ainda no envolvimento com questões políticas e sociais. Em outras palavras, toma-se o termo ‘aquietai-vos’ como sinônimo de ‘sejam inertes, porque Deus resolverá todos os problemas de vocês’. 

Isso nada tem a ver com o sentido do termo, nem em seu contexto original, nem à luz de todo o texto bíblico. Muito pelo contrário : as Escrituras mostram que Deus não fará aquilo que cabe ao ser humano fazer, sendo, portanto, nossa responsabilidade agir para a transformação de nossas vidas e da sociedade na qual estamos inseridos.

A segunda, que deve ser treinada, é a prática desse aquietar-se. Uma vez compreendido que tal imperativo não se trata de acomodação, mas de tranquilização, aprender a se tranquilizar pela crença de que Deus está ao nosso lado é um desafio constante.

Em uma sociedade que vive em ritmo frenético, em que a todo momento somos cobrados pela produtividade, seja no trabalho ou no meio acadêmico, além das seduções do mundo digital e das redes sociais - onde a maioria de nós é incitada constantemente com novos stories, novos vídeos ou notificações que chegam no celular -, se aquietar torna-se ainda mais difícil.

Tranquilizar o coração para, então, poder ouvir tanto a nós mesmos quanto àquilo que Deus quer nos falar não é algo simples. Como em todo hábito, é exigido um treinamento constante para que isso vire parte de nossa rotina.

Nesse sentido, esse pequeno versículo coloca um desafio de nos tranquilizarmos sem desistir ou nos acomodar. Em meio a todo o caos que vivemos e dos problemas nos quais muitas vezes somos inseridos, saber que Deus caminha conosco e está ao nosso lado deve nos deixar tranquilos e confiantes de que o mal não tem a última palavra. 

Antes, Aquele que caminha conosco se mostra como refúgio e fortaleza, socorro presente na hora da angústia, como bem mostra o primeiro versículo desse mesmo salmo.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra https://domtotal.com/noticia/1537088/2021/09/aquietai-vos-um-desafio-em-um-mundo-frenetico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário