domingo, 14 de março de 2021

Terço de São Bento


Livro ‘Terço de São Bento’ surge num momento de grande dificuldade para todo o mundo. A obra composta pelo monge beneditino do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB durante a pandemia, tem como objetivo auxiliar espiritualmente os católicos e demais devotos de São Bento (480-547) a manterem-se firmes na fé, alegres na esperança, pacientes na tribulação.

Existem diversos tipos de terços utilizando-se do instrumento tradicional de contas católico, no qual se costuma rezar Pais-Nossos e Ave-Marias, como o Terço da Divina Misericórdia, o Terço da Divina Providência e o Terço de São José, além, obviamente da terço tradicional mariano, só para mencionar alguns. Esta variedade de invocações visa aumentar a devoção da prática meditativa e devocional a determinado santo ou situação específica, o que ajuda a nutrir a esperança e a fortalecer a fé em Deus.

O Terço de São Bento tem como núcleo oracional a oração da Medalha de São Bento. Nos cinco mistérios meditados a oração é recitada. Além disso, frases da regra escrita pelo próprio São Bento (RB) são relembradas a todo instante, uma maneira de o fiel também conhecer a única obra escrita pelo santo.

Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, é necessário alimentar nossa alma. Sabemos que além das dores físicas causadas pelo vírus da Covid 19, da morte e das consequências dela na vida de todos, acaba por também atingir nossa dimensão espiritual, que em muitos casos fica bastante abalada.

São Bento é um destes santos invocados contra os males físicos, mas também os da alma. Como bem sabemos, ele quando iniciava qualquer projeto ou quando se encontrava diante do mal, fazia o sinal da cruz, confiando sempre na misericórdia divina. Foi a partir de sua convicção que conseguiu sair ileso de atentados contra sua própria vida. Ele nos ensina a nunca perder a fé e a esperança na misericórdia de Deus que nos conduz todos juntos à vida eterna.

Devido à sua fama de exorcista se tornou muito popular a Medalha de São Bento com orações que se acredita ter sido usada pelo santo de Núrsia. Também nós, como ele poderemos obter muitas graças se nos entregarmos totalmente aos cuidados do Senhor.

O livro traz ainda uma sugestão de oração para toda uma semana, de domingo a sábado, desde à manhã, à tarde e à noite, com frases jaculatórias para rezar e repetir durante toda a jornada, um convite a uma vida espiritual mais intensa, uma experiência com a mensagem da luz que emana da cruz de Cristo.

Tanto a recitação do terço quanto as orações diárias propostas, buscam confortar o coração e a alma do crente, de uma maneira equilibrada e teológica, trazendo confiança interior e força para enfrentar as adversidades.

O livro será lançado no dia 21 de março, dia do Trânsito (morte) de São Bento, às 21h numa live especial no perfil do instagram @djoaobaptista, e pode ser adquirido pelo site : https://www.livrarialoyola.com.br/produto/terco-de-sao-bento-635518 com entrega para todo o Brasil. 


Título: Terço de São Bento

Autor: Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB

Selo Corvo Amigo (Tocando a vida com leveza Editora)

Dimensões: 10,5cm x 14,8cm

Número de Páginas: 41

ISBN: 978-65-990943-2-3


Nenhum comentário:

Postar um comentário