quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Novo documento sinodal destaca desafios, mas oferece poucas soluções

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

A Basílica de São Pedro é coberta por névoa antes da chegada do Papa Francisco para sua audiência geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, quarta-feira, 26 de outubro de 2022 | Alessandra Tarantino/AP

 *Artigo de Elise Ann Allen

Tradução : Ramón Lara

 

Na quinta-feira, o Vaticano divulgou o documento de trabalho para a próxima etapa do Sínodo dos Bispos do Papa Francisco sobre a sinodalidade, que oferece uma visão global do que os fiéis em todos os níveis da Igreja acreditam que precisa acontecer para que seja um verdadeiro lugar de inclusão.

O documento, publicado em 27 de outubro e intitulado ‘Amplie o espaço de sua tenda’, é um resumo dos relatórios das conferências episcopais nacionais, que compilaram os relatórios com base nas contribuições de dioceses individuais após uma fase inicial de consulta com as comunidades paroquiais locais.

Servirá como documento de trabalho para a próxima etapa continental do sínodo, na qual as conferências episcopais dos sete continentes realizarão assembleias para refletir e discutir o conteúdo do documento. Essas assembleias apresentarão um novo relatório com base nessa discussão, que será usado para redigir o documento de trabalho para a etapa final e universal em Roma.

Formalmente chamado de ‘Por uma Igreja sinodal : comunhão, participação, missão’, o sínodo foi aberto pelo Papa Francisco em outubro passado e, em vez da típica reunião de bispos de um mês no Vaticano que geralmente é um sínodo, este está se desenrolando em um processo de várias etapas que se estende até 2024.

Uma fase inicial diocesana do processo durou de outubro de 2021 a abril de 2022 e foi concebida como um processo consultivo que ocorreu de acordo com certas diretrizes emitidas pelo Sínodo dos Bispos. Uma segunda fase, continental, começou em setembro e durará até março de 2023, quando as conferências episcopais continentais coordenarão e avaliarão os resultados das consultas diocesanas.

Uma fase final universal foi definida para concluir o processo durante a reunião de 4 a 29 de outubro do próximo ano em Roma, mas com o Papa Francisco recentemente estendeu o processo por um ano, o que significa que a fase universal final será concluída em 2024.

Embora notoriamente difícil de definir, a ‘sinodalidade’ é geralmente entendida como se referindo a um estilo de gestão colaborativo e consultivo no qual todos os membros, clérigos e leigos, participam na tomada de decisões sobre a vida e a missão da Igreja.

O documento da fase continental publicado na quinta-feira fez uma revisão geral positiva do processo sinodal até agora, dizendo que a participação globalmente ‘excedeu todas as expectativas’, apesar das taxas de participação extremamente baixas, especialmente nas nações ocidentais.

No total, chegaram contribuições de 112 das 114 conferências episcopais e de todas as 15 Igrejas Orientais Católicas, bem como de 17 dos 23 departamentos da Cúria Romana e de vários organismos internacionais de superiores religiosos e movimentos leigos.

De modo geral, o documento destacou problemas antigos na vida da Igreja, como a ‘falta de participação das mulheres e a falta de inclusão e acolhimento de categorias ditas marginalizadas’, como a comunidade LGBTQ e famílias em situação irregular, incluindo casais divorciados e recasados.

Também sublinhou os problemas contínuos relacionados aos escândalos de abuso clerical, disputas litúrgicas e o problema do clericalismo, bem como a disparidade entre ricos e pobres, com muitos relatórios de conferências episcopais indicando que os fiéis sentiram que famílias e indivíduos ricos e instruídos foram ouvidos para mais do que aqueles sem instrução e menos abastados.

Entre os desafios ao processo sinodal, o documento afirma que um ano depois, ainda há dificuldade em ‘entender o que significa sinodalidade’, e há resistência de alguns fiéis e clérigos que são céticos em relação ao processo, acreditando que o sínodo foi convocado com a intenção explícita de mudar o ensino da Igreja.

Também solicitou maiores esforços ecumênicos e inter-religiosos, especialmente em lugares onde os católicos são uma pequena minoria, ou onde estão presentes muitos ritos ou igrejas cristãs diferentes.

Ouvindo os excluídos

Embora o documento ofereça poucas soluções, ele disse que muitos relatórios das conferências episcopais foram claros em sua visão da Igreja como ‘uma habitação expansiva, mas não homogênea, capaz de abrigar a todos, mas aberta, deixando entrar e sair’.

A Igreja, disse, deve ser ‘capaz de inclusão radical, pertencimento compartilhado e profunda hospitalidade, de acordo com os ensinamentos de Jesus, que estão no centro do processo sinodal’.

Em termos de escuta e inclusão, o documento disse que os grupos que muitas vezes se sentem excluídos são mulheres, divorciados recasados, pais solteiros, pessoas que vivem em um casamento polígamo, indivíduos LGBTQ e homens que deixaram o sacerdócio, assim como os pobres, os idosos, indígenas e migrantes, viciados em drogas e álcool e vítimas de tráfico.

Muitas vezes, as vozes desses grupos ‘estiveram ausentes do processo sinodal e aparecem nos relatórios apenas porque outros falam sobre eles, lamentando sua exclusão’, diz o documento.

O documento também destacou a necessidade de ouvir mais atentamente os jovens e os deficientes e oferecer maior ‘acolhimento e proteção’ às mulheres e filhos de padres que quebraram o voto de celibato e que estão ‘em risco de sofrer graves injustiças’ e discriminação’.

Outros grupos excluídos mencionados incluíam sobreviventes de abuso, incluindo abuso clerical e abuso que aconteceu em outros ambientes, bem como prisioneiros e aqueles que sofrem discriminação e violência com base em raça, etnia, gênero, cultura e sexualidade.

A sinodalidade, disse o relatório, ‘é um chamado de Deus para caminharmos juntos com toda a família humana’, independentemente da fé ou origem cultural.

Para este fim, destacou problemas relacionados ao tribalismo, sectarismo, racismo, pobreza e desigualdade de gênero na vida da Igreja e do mundo e sublinhou o papel que a Igreja pode desempenhar nos esforços de construção da paz.

‘Muitos relatórios enfatizam que não há sinodalidade completa sem unidade entre os cristãos’, disse o relatório, dizendo que, para muitas conferências episcopais, essa unidade ‘começa com o apelo por uma comunhão mais próxima entre as Igrejas de diferentes ritos’.

O tema da inculturação também foi mencionado, com alguns, como as Conferências Episcopais do Laos e Camboja, pedindo ‘uma abordagem intercultural mais significativa’ para a vida e ministério da Igreja, e para uma maior integração das culturas locais, especialmente na liturgia.

O clericalismo também foi sinalizado como uma questão importante no documento, que dizia que muitos relatórios da conferência episcopal expressavam o desejo de ‘padres mais bem formados, mais bem acompanhados e menos isolados’ e chamavam o clericalismo de uma forma de ‘empobrecimento espiritual, uma privação dos verdadeiros bens’ do ministério ordenado e uma cultura que isola o clero e prejudica os leigos’.

A mentalidade clerical, segundo o documento, separa os fiéis de Deus e prejudica as relações entre os batizados, ‘produzindo rigidez, apego ao poder legalista e um exercício de autoridade que é poder e não serviço’.

Observando que o clericalismo pode ser ‘tanto uma tentação para leigos quanto para o clero’, o documento disse que a solução é conceber novas formas de liderança que sejam de natureza mais colaborativa.

Mulheres

Uma das questões mais proeminentes mencionadas no documento foi o desejo dos fiéis por ‘uma conversão da cultura da Igreja’, particularmente em relação às mulheres.

‘Uma crescente consciência e sensibilidade para esta questão é registrada em todo o mundo’, disse o documento, observando que os relatórios de todos os continentes incluíam um apelo para que as mulheres, leigas e religiosas, sejam valorizadas como ‘membros iguais do Povo de Deus’.

O documento destacou dois desafios específicos quando se trata de mulheres, o primeiro deles foi o fato de que as mulheres são a maioria dos que frequentam as liturgias e participam das atividades da Igreja, enquanto os homens são uma minoria, mas a maioria das tomadas de decisão e liderança papéis são ocupados por homens.

‘Está claro que a Igreja deve encontrar maneiras de atrair homens para uma membresia mais ativa na Igreja e permitir que as mulheres participem mais plenamente em todos os níveis da vida da Igreja’, disse o documento, mas observou que, embora todos os relatórios mencionassem essa questão, nenhum concordou com uma solução ‘única ou completa’.

Muitos relatórios, disse, pediam que a Igreja continuasse contemplando como as mulheres podem ter papéis ativos nos órgãos governamentais da Igreja e que elas tenham a possibilidade de ‘treinamento adequado para pregar em ambientes paroquiais’ e de serem ordenadas ao diaconato feminino.

Houve uma variedade de opiniões sobre a ordenação sacerdotal de mulheres, ‘que alguns relatórios pedem, enquanto outros consideram uma questão encerrada’, disse o documento, observando que também havia um apelo para reconhecer mais vocalmente o que as mulheres já fazem.

Estruturas sinodais

O documento observou que havia várias tensões sobre diferenças de opinião sobre certos aspectos da vida da Igreja, mas insistiu que essas tensões não são nada a temer, mas devem ser aproveitadas ‘como uma fonte de energia sem que se tornem destrutivas’.

Indicou que algumas mudanças legais podem estar por vir, dizendo que a Igreja ‘precisa dar uma forma sinodal e um modo de proceder às suas próprias instituições e estruturas, particularmente no que diz respeito à governança’, e que o Direito Canônico precisará acompanhar esse processo, ‘criando as mudanças necessárias para os arranjos atualmente em vigor’.

Embora não tenha definido o que é uma ‘prática sinodal’ ou estrutura, o documento diz que faltam ‘práticas sinodais estabelecidas’ a nível continental e disse que isso deve ser abordado.

No nível local, os conselhos pastorais e os conselhos econômicos e diocesanos são um bom passo que ajudará a promover a sinodalidade e a transparência, disse o documento, dizendo essas entidades são ‘indispensáveis’ e devem ser ‘lugares cada vez mais institucionais de inclusão, diálogo, transparência, discernimento, avaliação e empoderamento de todos’.

Para que isso aconteça, as decisões devem ser tomadas ‘com base em processos de discernimento comunitário e não no princípio da maioria usado em regimes democráticos’, disse.

O documento também destacou a necessidade de profissionais mais competentes trabalhando nas áreas de questões econômicas e de governança, e sugeriu que universidades e instituições acadêmicas pesquisem e elaborem programas educacionais baseados na sinodalidade.

Relatórios das conferências dos bispos, disse o documento, pediam predominantemente ‘formação contínua para apoiar uma cultura sinodal generalizada’ e flutuavam a ideia de estabelecer ‘agentes e equipes sinodais’ e cursos sobre sinodalidade para aqueles escolhidos como liderança, especialmente os padres.

Liturgia

Também foram destacadas no documento as tensões litúrgicas em curso, com a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) apontando especificamente para as divisões sobre as reformas do Papa Francisco da Missa Tradicional em Latim.

Em seu relatório, os bispos dos EUA afirmaram que ‘a divisão em relação à celebração da liturgia se refletiu nas consultas sinodais’ e que ‘infelizmente, a celebração da Eucaristia também é vivida como uma área de divisão dentro da Igreja. A questão mais comum em relação à liturgia é a celebração da Missa pré-conciliar.’

De acordo com os bispos dos EUA, ‘o acesso limitado ao Missal de 1962 foi lamentado; muitos sentiram que as diferenças sobre como celebrar a liturgia ‘às vezes atingem o nível de animosidade’. As pessoas de cada lado da questão relataram sentir-se julgadas por aqueles que diferem delas.

À luz dessas disputas, o documento insistia que a Eucaristia, como sacramento de unidade e amor em Cristo, ‘não pode se tornar motivo de confronto, ideologia, ruptura ou divisão’.

Segundo o documento, muitos relatos defendiam a implementação de ‘um estilo sinodal de celebração litúrgica que permita a participação ativa de todos os fiéis no acolhimento de todas as diferenças, na valorização de todos os ministérios e no reconhecimento de todos os carismas’.

As questões a serem abordadas nessa busca incluem ‘repensar uma liturgia muito concentrada no celebrante, nas modalidades de participação ativa dos leigos, no acesso das mulheres aos cargos ministeriais’.

Outras questões relacionadas com a liturgia também foram mencionadas, como o ‘protagomismo’ do sacerdote e o consequente risco de a congregação se tornar demasiado passiva, e a qualidade das homilias, que foi ‘relatada quase unanimemente como um problema’.

A incapacidade de alguns, como casais divorciados e recasados e aqueles em casamento polígamo, de receber os sacramentos também foi destacada como uma preocupação.

Próximos passos

Em termos do que vem a seguir, o documento disse que a etapa continental do sínodo que acaba de começar se concentrará em três questões principais :

‘Depois de ter lido e orado com as DCS, quais intuições ressoam mais fortemente com as experiências vividas e as realidades da Igreja em seu continente? Quais experiências são novas ou esclarecedoras para você?’

‘Depois de ter lido e orado com o DCS, que tensões ou divergências substanciais emergem como particularmente importantes na perspectiva do seu continente? Consequentemente, quais são as questões ou questões que devem ser abordadas e consideradas nas próximas etapas do processo?’

‘Olhando para o que emerge das duas perguntas anteriores, quais são as prioridades, temas recorrentes e apelos à ação que podem ser compartilhados com outras Igrejas locais ao redor do mundo e discutidos durante a Primeira Sessão da Assembleia Sinodal em outubro de 2023?’

Como parte desta etapa, serão realizadas assembleias em todos os sete continentes, e cada assembleia continental elaborará um documento final com base em suas reflexões.

Os documentos finais destas sete assembleias continentais servirão de base para a elaboração do Instrumentum Laboris (documento oficial de trabalho) para a etapa universal. O Instrumentum Laboris deve ser concluído até junho de 2023.

Fiéis em todos os níveis participarão das assembleias continentais, disse o documento, pedindo que as reuniões ‘sejam eclesiais e não meramente episcopais, garantindo que sua composição represente adequadamente a variedade do Povo de Deus’.

Na preparação para a etapa universal do sínodo do próximo ano, o documento da etapa continental será enviado a todos os bispos diocesanos, que serão solicitados a realizar um ‘processo de discernimento’ com base nas três questões-chave.

As conferências episcopais recolherão e resumirão essas reflexões, e os resumos serão compartilhados com as assembleias continentais. Ao final de cada assembleia, um documento final de 20 páginas será redigido e enviado a Roma, com prazo de 31 de março de 2023.

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://domtotal.com/noticias/?id=1592415

Nenhum comentário:

Postar um comentário