domingo, 6 de fevereiro de 2022

5 dicas espirituais para evitar o desespero na pandemia

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 
 *Artigo d0 Padre James Martin, SJ 

Tradução : Ramón Lara


Todo mundo está cansado da pandemia e cansado de ouvir falar do Covid. Quando ligo o rádio de manhã para escutar a estação e rádio nacional (que agora considero a Rádio Nacional Pandêmica), a primeira palavra que ouço é sempre ‘Covid’, ‘coronavírus’ ou ‘pandemia’. É difícil escapar. Então eu preciso abaixar o volume.

Também não vou tentar adoçar nada ou falar muito sobre ‘o lado bom’. A pandemia é uma realidade terrível que todos devemos enfrentar e que parece não desaparecer tão cedo. É por vezes assustador, enlouquecedor, irritante, deprimente e esmagador. Além dos óbvios desafios de saúde que representa – especialmente para os imunocomprometidos e para os trabalhadores da linha de frente – é emocionalmente brutal.

Mas não é uma situação sem esperança. Encontrei em minha própria vida e no aconselhamento de outras pessoas algumas dicas extraídas da espiritualidade cristã que me ajudaram a evitar o desespero. Aqui estão cinco.

1. Seja inteligente.

A dica mais importante pode não parecer especialmente espiritual, mas é : vacine-se e fortaleça-se se puder. Use uma máscara. Mantenha as distâncias sociais quando precisar. Evite grandes reuniões em locais pouco arejados, especialmente quando houver picos de contágios, e se você estiver infectado com o Covid-19, fique em casa.

Não há nada de errado em pedir ajuda. As pessoas fazem isso nos Evangelhos o tempo todo.

Como eu disse, isso soa como um conselho prático, mas no fundo é um conselho espiritual. (Espiritual e prático geralmente andam de mãos dadas.) Não se trata apenas de cuidar de si mesmo e de sua própria saúde, mas também de cuidar dos outros. Trata-se de reverenciá-los. Como disse o Papa Francisco, vacinar-se é um ‘ato de amor’. Para ser mais direto que o papa : a vida não é apenas sobre você. Temos que começar com esta dica, porque ela ajudará você (e outras pessoas) a sobreviver.

Cuidar de si mesmo também pode significar falar com um terapeuta, um diretor espiritual ou um amigo de confiança para ajudá-lo a navegar pela pandemia. Não há nada de errado em pedir ajuda. As pessoas fazem isso nos Evangelhos o tempo todo.

2. Seja esperançoso.

Santo Inácio de Loyola, o fundador dos jesuítas, muitas vezes falava sobre o ‘bom espírito’ e o ‘mal espírito’, que podemos definir amplamente como os impulsos que nos movem para Deus e aqueles que nos afastam de Deus. E para aqueles que tentam levar uma vida boa, diz Santo Inácio, o bom espírito nos encorajará, nos consolará e nos elevará. O espírito que não vem de Deus, por outro lado, nos derrubará, nos desencorajará e causará uma ‘ansiedade corrosiva’. (Existe uma frase melhor para o que todos nós temos sentido nos últimos dois anos?)

A esperança vem de Deus; o desespero não.

Este é o conselho que tenho usado com mais frequência – para mim ou para oferecê-lo a outros – durante a pandemia : a esperança vem de Deus; desespero não. Sempre que você ouvir dentro de si mesmo (ou ouvir de outras pessoas) vozes dizendo : ‘Isso é impossível’, ‘Estou condenado’ ou ‘Não posso lidar com isso’, saiba que não vem de Deus. (Em um ponto durante a pandemia, um amigo disse : ‘Isso vai matar todos nós’, eu disse a ele que definitivamente isso não vinha de Deus.) Por outro lado, ouça as vozes que dizem : ‘Sempre há esperança’, ‘Eu não estou sozinho’ e ‘Eu posso lidar com isso’. Siga a esperança, não o desespero.

3. Seja amoroso.

Nos últimos dois anos, estive várias vezes em quarentena na minha comunidade jesuíta, como resultado de alguns membros da comunidade testarem positivos. Não é uma surpresa em uma casa de 12 homens! Por isso, muitas vezes me senti, como muitas pessoas, impotente para ajudar os outros. Mas sempre há algo que podemos fazer para ajudar a aliviar a carga emocional de alguém, se não a carga viral.

Se o seu celular ou computador estiver funcionando, você sempre pode entrar em contato com alguém que esteja mais assustado ou solitário do que você. Você ficaria surpreso com o quanto um telefonema, um e-mail, uma mensagem de texto ou uma nota ou cartão de correio tradicional pode ajudar alguém a se sentir mais esperançoso. (As flores também são bonitas.) Você não precisa de muito dinheiro (ou de um diploma avançado ou treinamento especial) para ajudar alguém. Apenas fazer alguém rir pode ser um ato de amor.

Você não pode ajudar a todos, mas pode ajudar aquela pessoa. Lembre-se de que Jesus não curou ou consolou todos na Galiléia ou na Judéia. Ele lidou com a única pessoa frente a ele. Seja como Jesus.

4. Seja monástico.

Todos os dias acordo e, como não vou mais ao escritório, olho para as mesmas quatro paredes do meu quarto relativamente pequeno. E a vista da minha janela também não é grande coisa. Minha janela dá para um beco e para os lados de tijolos de vários prédios. Eu posso ver cerca de três centímetros de céu. E é claro que não estou viajando para lugar nenhum hoje em dia, como a maioria das pessoas. Logo no início, eu disse a um terapeuta : ‘Vou enlouquecer se nunca deixar a cidade de Nova York?’ Ela riu e disse : ‘Você nem vai enlouquecer se nunca sair do seu quarto’.

Um dia eu acordei, olhei pela minha janela e percebi, em um minuto. Os monges fazem isso há séculos. E se eles podem fazer isso, eu também posso. É certo que poucos de nós vivem em belos mosteiros em ambientes silvestres (nem eu), mas todos podemos tentar encontrar Deus nas tarefas diárias, mesmo que pareçam superficiais e tediosas. Muito disso é perceber e apreciar até os menores momentos de graça.

Alguns anos atrás eu vi o filme ‘Into Great Silence’, sobre a vida tranquila dos monges em La Grande Chartreuse, o mosteiro cartuxo na França, que faziam as mesmas tarefas todos os dias. Por décadas. Em uma cena, um monge simplesmente comeu um pedaço de fruta enquanto olhava pela porta de sua cela. Até certo ponto, somos todos monges agora. E todos nós, especialmente agora, somos chamados a tentar encontrar Deus mesmo no mundano. Eu penso naquele cara comendo muita fruta hoje em dia.

5. Ore.

No início da pandemia, um jesuíta idoso de nossa comunidade nos disse durante sua homilia : ‘Bem, estamos sempre esperando mais tempo para orar, e agora temos!’ Eu sei que essa realidade é muito diferente para algumas pessoas – digamos, famílias com crianças pequenas, onde muitos pais sentem que têm menos tempo e um espaço mais restrito, com as crianças em casa.

Mas para muitas pessoas, a falta de deslocamento, uma pausa nas reuniões sociais e quase nenhuma viagem significa que têm mais tempo livre em casa. Como disse meu amigo jesuíta, no ‘passado’ costumamos dizer : ‘Se ao menos tivesse mais tempo para a oração e a leitura espiritual’. Agora muitos de nós temos esse tempo.

Então ore. Faça o exame todas as noites. Experimente uma oração mais contemplativa antes de seu dia começar; imagine-se com Jesus e diga-lhe como se sente em relação à pandemia. (Então, provavelmente não ficará surpreso quando você fizer isso.) E leia ou releia alguns livros espirituais que o ajudarão a encontrar Deus mais facilmente.

Você pode lidar com isso. Você vai passar por isso. Deus está com você. Nos vemos do outro lado de tudo isso.’ 

Fonte  *Artigo na íntegra

https://domtotal.com/noticia/1562896/2022/02/5-dicas-espirituais-para-evitar-o-desespero-na-pandemia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário