domingo, 5 de janeiro de 2014

São Gregório Nazianzeno, Bispo e Doutor da Igreja

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

  * Artigo de Bento XVI, Papa Emérito
  
1.     Vida
            Na catequese anterior falei de um grande mestre da fé, o Padre da Igreja São Basílio. Agora gostaria de falar do seu amigo Gregório de Nazianzeno, também ele, como Basílio, originário da Capadócia. Teólogo ilustre, orador e defensor a fé cristã no século IV, foi célebre pela sua eloquência e teve também, como poeta, uma alma requintada e sensível.

            Gregório nasceu de uma família nobre. A mãe consagrou-o a Deus desde o nascimento, que aconteceu por volta de 330. Depois da primeira educação familiar, frequentou as mais célebres escolas da sua época : primeiro foi a Cesareia da Capadócia, onde estreitou amizade com Basílio, futuro bispo daquela cidade, e deteve-se em seguida noutras metrópoles do mundo antigo, como Alexandria do Egito e sobretudo Atenas, onde encontrou de novo Basílio (cf. Oratio 14-24: SC 384, 146-180). Reevocando a sua amizade, Gregório escreverá mais tarde : ‘Então não só eu me sentia cheio de veneração pelo meu grande Basílio devido à seriedade dos seus costumes e à maturidade e sabedoria dos seus discursos, mas induzia a fazer o mesmo também a outros, que ainda não o conheciam... Guiava-nos a mesma ansiedade de saber... Esta era a nossa competição : não quem era o primeiro, mas quem permitisse ao outro de o ser. Parecia que tínhamos uma só alma em dois corpos’. (Oratio 43, 16.20: SC 384, 154-156.164). São palavras que representam um pouco o auto-retrato desta alma nobre. Mas também se pode imaginar que este homem, que estava fortemente projetado para além dos valores terrenos, tenha sofrido muito pelas coisas deste mundo.

            Tendo regressado a casa, Gregório recebeu o Batismo e orientou-se para uma vida monástica : a solidão, a meditação filosófica e espiritual fascinavam-no. Ele mesmo escreverá : ‘Nada me parece maior do que isto : fazer calar os próprios sentidos, sair da carne do mundo, recolher-se em si mesmo, não se ocupar mais das coisas humanas, a não ser das que são estritamente necessárias; falar consigo mesmo e com Deus, levar uma vida que transcende as coisas visíveis; levar na alma imagens divinas sempre puras, sem misturar formas terrenas e errôneas; ser verdadeiramente um espelho imaculado de Deus e das coisas divinas, e tornar-se tal cada vez mais, tirando luz da luz...; gozar, na esperança presente, o bem futuro, e conversar com os anjos; ter já deixado a terra, mesmo estando na terra, transportado para o alto com o espírito’ (Oratio 2, 7: SC 247, 96).

            Como escreve na sua autobiografia (cf. Carmina (histórica) 2, 1, 11 De vita sua 340-349: PG 37, 1053), recebeu a ordenação presbiteral com uma certa resistência, porque sabia que depois teria que ser Pastor, ocupar-se dos outros, das suas coisas, e portanto já não se podia recolher só na meditação. Contudo, aceitou depois esta vocação e assumiu o ministério pastoral em total obediência, aceitando, como com frequência lhe aconteceu na sua vida, ser guiado pela Providencia aonde não queria ir (cf. Jo 21, 18). Em 371, o seu amigo Basílio, bispo de Cesareia, contra o desejo do próprio Gregório, quis consagrá-lo bispo de Sasima, uma cidade extremamente importante da Capadócia. Mas ele, devido a várias dificuldades, nunca tomou posse dela e permaneceu na cidade de Nazianzo.

            Por volta de 379, Gregório foi chamado a Constantinopla, a capital, para guiar a pequena comunidade católica fiel ao Concílio de Niceia e à fé trinitária. A maioria aderia, ao contrário, ao arianismo, que era ‘politicamente correto’ e considerado pelos imperadores útil sob o ponto de vista político. Deste modo, ele encontrou-se em condições de minoria, circundado por hostilidades.

            Na pequena igreja de Anastasis pronunciou cinco Discursos teológicos (Orationes 27-31: SC 250, 70-343) precisamente para defender e tornar também inteligível a fé trinitária, a habilidade do raciocínio, que faz compreender realmente que esta é a lógica divina. E também o esplendor da forma os torna hoje fascinantes. Gregório recebeu, devido a estes discursos, a designação de ‘teólogo’. Assim é chamado na Igreja ortodoxa : o ‘teólogo’. E isto porque para ele a teologia não é uma reflexão meramente humana, ou muito menos apenas o fruto de especulações complicadas, mas deriva de uma vida de oração e de santidade, de um diálogo assíduo com Deus. E precisamente assim mostra à nossa razão a realidade de Deus, o mistério trinitário. No silencio contemplativo, imbuído de admiração diante das maravilhas do mistério revelado, a alma acolhe a beleza e a glória divina.

            Enquanto participava no segundo Concílio Ecumenico de 381, Gregório foi eleito bispo de Constantinopla e assumiu a presidência do Concílio. Mas desencadeou-se imediatamente contra ele uma grande oposição, e a situação tornou-se insustentável. Para uma alma tão sensível estas inimizades eram insuportáveis. Repetia-se o que Gregório tinha lamentado anteriormente com palavras ardentes : ‘Dividimos Cristo, nós que tanto amávamos Deus e Cristo! Mentimos uns aos outros devido à Verdade, alimentamos sentimentos de ódio devido ao Amor, dividimo-nos uns dos outros!’ (Oratio 6, 3: SC 405, 128). Chega-se assim, num clima de tensão, à sua demissão. Na catedral apinhada, Gregório pronunciou um discurso de despedida com grande afeto e dignidade (cf. Oratio 42: SC 384, 48-114). Concluía a sua fervorosa intervenção com estas palavras : ‘Adeus, grande cidade, amada por Cristo... Meus filhos, suplico-vos guardai o depósito (da fé) que vos foi confiado (cf. 1Tm 6, 20), recordai-vos dos meus sofrimentos (cf. Cl 4, 18). Que a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós’ (cf. Oratio 42, 27: SC 384, 112-114).

            Regressou a Nazianzo, e por cerca de dois anos dedicou-se ao cuidado pastoral daquela comunidade cristã. Depois retirou-se definitivamente em solidão na vizinha Arianzo, a sua terra natal, dedicando-se ao estudo e à vida ascética. Nesse período compôs a maior parte da sua obra poética, sobretudo autobiográfica ; o De vita sua, uma releitura em versos do próprio caminho humano e espiritual, um caminho exemplar de um cristão sofredor, de um homem de grande interioridade num mundo cheio de conflitos. É um homem que nos faz sentir a primazia de Deus e por isso fala também a nós, a este nosso mundo : sem Deus o homem perde a sua grandeza, sem Deus não há verdadeiro humanismo. Por isso, ouçamos esta voz e procuremos conhecer também nós o rosto de Deus. Numa das suas poesias escrevera, dirigindo-se a Deus : ‘Sê benigno, Tu, o Além de tudo’ (Carmina (dogmática) 1, 1, 29: PG 37, 508). E em 390, Deus acolheu nos Seus braços este servo fiel, que com inteligência perspicaz O tinha defendido nos escritos, e com tanto amor O tinha cantado nas suas poesias.

2.    Pensamento
            Ao longo dos retratos dos grandes Padres e Doutores da Igreja que procuro oferecer nestas catequeses, ... gostaria ainda de completar o retrato deste grande mestre. Procuraremos reunir alguns dos seus ensinamentos. Refletindo sobre a missão que Deus lhe tinha confiado, São Gregório Nazianzeno concluía : ‘Fui criado para me elevar até Deus com as minhas ações!’ (Oratio 14, 6 de pauperum amore: PG: 35, 865). De fato, ele colocou ao serviço de Deus e da Igreja o seu talento de escritor e de orador. Compôs numerosos discursos, várias homilias e panegíricos), muitas cartas e obras poéticas (quase 18.000 versos) : uma atividade verdadeiramente prodigiosa. Tinha compreendido que era essa a missão que Deus lhe confiara : ‘Servo da Palavra, eu adiro ao ministério da Palavra; que eu nunca consinta o descuido deste bem. Eu aprecio esta vocação e desejo-a, ela proporciona-me mais alegria do que todas as outras coisas juntas’ (Oratio 6, 5: SC 405, 134; cf. também Oratio 4, 10).

            O Nazianzeno era um homem calmo e na sua vida procurou fazer sempre obra de paz na Igreja do seu tempo, dilacerada por discórdias e heresias. Com audácia evangélica esforçou-se por superar a própria timidez para proclamar a verdade da fé. Sentia profundamente o anseio de se aproximar de Deus, de se unir a Ele. É o que ele mesmo expressa numa poesia, na qual escreve : entre as ‘grandes flutuações do mar da vida, aqui e além por ventos impetuosos, .../uma só coisa me era querida, unicamente a minha riqueza,/conforto e olvido das canseiras, /a luz da Trindade Santa’. (Carmina (histórica) 2, 1, 15: PG 37, 1250 ss.).

            Gregório fez resplandecer a luz da Trindade, defendendo a fé proclamada no Concílio de Niceia : um só Deus em três Pessoas iguais e distintas Pai, Filho e Espírito Santo ‘tríplice luz que num único/ esplendor se reúne’ (Hino vespertino : Carmina (histórica) 2, 1, 32: PG 37, 512). Portanto, afirma sempre Gregório num seguimento de São Paulo (1Cor 8,6), ‘para mim existe um Deus, o Pai, do qual tudo provém; um Senhor, Jesus Cristo, por meio do qual tudo existe; e um Espírito Santo, no qual tudo existe’ (Oratio 39, 12: SC 358, 172).

            Gregório pôs em grande relevo a humanidade plena de Cristo : para redimir o homem na sua totalidade de corpo, alma e espírito, Cristo assumiu todas as componentes da natureza humana, porque de outro modo o homem não teria sido salvo. Contra a heresia de Apolinário, o qual defendia que Jesus não tinha assumido uma alma racional, Gregório enfrenta o problema à luz do mistério da salvação : ‘O que não foi assumido, não foi curado’ (Ep. 101, 32: SC 208, 50), e se Cristo não tivesse sido ‘dotado de intelecto racional, como teria podido ser homem?’ (Ep. 101, 34: SC 208,50). Era precisamente o nosso intelecto, a nossa razão que tinha e tem necessidade da relação, do encontro com Deus em Cristo. Tornando-se homem, Cristo deu-nos a possibilidade de nos tornarmos por nossa vez como Ele. O Nazianzeno exorta : ‘Procuremos ser como Cristo, porque também Cristo se tornou como nós : tornar-nos deuses por meio d’Ele, dado que Ele mesmo, através de nós, se tornou homem. Assumiu sobre si o pior, para nos doar o melhor’ (Oratio 1, 5: SC 247, 78).

            Maria, que deu a Cristo a natureza humana, é verdadeira Mãe de Deus (Theotókos : cf. Ep. 101, 16: SC 208, 42), e em vista da sua altíssima missão foi ‘pré-purificada’ (Oratio 38, 13: SC 358, 132, quase um distante prelúdio do dogma da Imaculada Conceição). Maria é proposta como modelo aos cristãos, sobretudo às virgens, e como socorro a ser invocada nas necessidades (cf. Oratio 24, 11: SC 282, 60-64).

            Gregório recorda-nos que, como pessoas humanas, devemos ser solidários uns com os outros. Escreve : ‘Todos nós somos uma só coisa no Senhor’ (cf. Rm 12, 5), ricos e pobres, escravos e livres, sadios e doentes; e única é a cabeça da qual tudo provém : Jesus Cristo. E como fazem os membros de um só corpo, cada um se ocupe do outro, e todos de todos. Depois, referindo-se aos doentes e às pessoas em dificuldade, conclui : ‘Esta é a única salvação para a nossa carne e para a nossa alma : a caridade para com eles’ (Oratio 14, 8 de pauperum amore: PG 35, 868ab).

            Gregório ressalta que o homem deve imitar a bondade e o amor de Deus, e portanto recomenda : ‘Se és sadio e rico, alivia a necessidade de quem é doente e pobre; se não caíste, socorre quem caiu e vive no sofrimento; se és feliz, conforta quem está triste; se tens sorte, ajuda quem está aflito pela desventura. Dá a Deus uma prova de reconhecimento, porque és um dos que podem beneficiar, e não dos que têm necessidade de ser beneficiados... Sê rico não só de bens, ou melhor, unicamente dela. Supera a fama do teu próximo desaventurado, imitando a misericórdia de Deus’ (Oratio 14, 26 de pauperum amore: PG 35, 892bc).

            Gregório ensina-nos antes de tudo a importância e a necessidade da oração. Ele afirma que ‘é necessário recordar-se de Deus com mais frequência de quanto se respira’ (Oratio 27, 4: PG 250, 78), porque a oração é o encontro da sede de Deus com a nossa sede. Deus tem sede de que nós tenhamos sede d’Ele (cf. Oratio 40, 27: SC 38, 260). Na oração devemos dirigir o nosso coração para Deus, a fim de nos entregarmos a Ele como oferenda para purificar e transformar. Na oração vemos tudo à luz de Cristo, deixamos cair as nossas máscaras, imergimo-nos na verdade e na escuta de Deus, alimentando o fogo do amor.

            Numa poesia que é ao mesmo tempo meditação sobre a finalidade da vida e vocação implícita para Deus, Gregório escreve : ‘Tens uma tarefa, ó minha alma/ Uma grande tarefa, se quiseres./ Perscruta seriamente a ti mesma, / o teu ser, o teu destino;/ de onde vens e onde deverás pousar;/ procura conhecer se é vida a que vives/ ou se há algo mais./ Tens uma tarefa, ó minha alma,/ portanto purifica a tua vida:/ considera, por favor, Deus e os Seus mistérios,/ indaga o que há antes deste universo/ e o que ele é para ti,/ de onde veio, e qual será o seu destino./ Eis a tua tarefa,/ ó minha alma,/ purifica, portanto a tua vida’ (Carmina (historica) 2, 1, 78: PG 37, 1425-1426). Continuamente o Santo Bispo pede ajuda a Cristo, para se erguer e retomar o caminho : ‘Fui desiludido, ó meu Cristo,/ pelo meu demasiado presumir:/ das alturas caí muito em baixo./ Mas eleva-me de novo agora, porque vejo/ que por mim próprio me enganei;/ se ainda confiar demais em mim mesmo,/ cairei de novo, e a queda será fatal’ (Carmina (historica) 2, 1, 67: PG 37, 1408). Portanto, Gregório sentiu a necessidade de se aproximar de Deus para superar o cansaço do próprio eu. Experimentou o impulso da alma, a vivacidade de um espírito sensível e a instabilidade da felicidade efêmera. Para ele, no drama de uma vida sobre a qual pesava a consciência da própria debilidade e da própria miséria, a experiência do amor de Deus sempre teve a supremacia.

            Tens uma tarefa, alma, diz-nos São Gregório, a tarefa de encontrar a verdadeira luz, de encontrar a verdadeira altura da tua vida. E a tua vida é encontrar-te com Deus, que tem sede da nossa sede.

(8 de agosto de 2007)
(22 de agosto de 2007)

Festa litúrgica : 02 de Janeiro, tal qual São Basílio

Fonte :
* Bento XVI, Santos e Doutores da Igreja (catequeses condensadas), Lisboa, Paulus Editora, 2012.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário