quinta-feira, 6 de junho de 2019

Católicos escreveram uma história secreta durante a epidemia da Aids


Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 Estudantes de enfermagem cuidam de um paciente na enfermaria de HIV e Aids do Hospital Saint Vincent, na década de 1980.
Estudantes de enfermagem cuidam de um paciente na enfermaria de HIV e Aids do Hospital Saint Vincent, na década de 1980.
(Arquivo/ Sisters of Charity of New York)

*Artigo de Michael J. O'Loughlin,
correspondente da America Magazine
Tradução : Ramón Lara


‘Uma mãe de cinco crianças precisava de ajuda para ir a várias consultas médicas, organizar seus medicamentos, arranjar transporte e completar os muitos outros desafios do dia-a-dia que enfrentam as pessoas com HIV e Aids nos primeiros anos da epidemia. Julie Driscoll, freira da congregação das Irmãs da Caridade de Nazaré, lembra-se desta mulher em particular, porque, mesmo diante do medo e da incerteza que acompanhavam o diagnóstico, ela aprendeu uma lição sobre gratidão.

No final, quando perguntávamos : ‘Winnie, como você está?', ela sempre respondia : ‘Sou abençoada’, recordou recentemente a irmã Driscoll. ‘Vocês podem imaginar?

Nos últimos anos, pesquisei como a Igreja Católica, tanto a instituição quanto os fiéis, responderam ao intenso sofrimento dos mais marginalizados durante a crise da Aids nos Estados Unidos. Para aqueles de nós que são muito jovens para lembrar, o escopo desse sofrimento pode ser difícil de compreender. De acordo com o grupo de pesquisa sobre a AIDS da agência amfAR, mais de 319.000 pessoas nos Estados Unidos morreram de complicações relacionadas com o HIV e a Aids entre 1981 e 1995.

As pessoas estavam desesperadas. Seus amigos estavam morrendo a cada semana’, lembra Andy Humm, ativista dos direitos dos gays e jornalista.

Muitas pessoas, entre elas alguns padres católicos, irmãs e irmãos religiosos e leigos enfrentaram o estigma perpetuado em quase todos os setores da sociedade, incluindo a Igreja, respondendo pastoralmente ao HIV e à epidemia de Aids nos primeiros anos. A irmã Driscoll estava entre eles.

De 1993 a 2003, Driscoll foi diretora executiva da Casa de Rute (House of Ruth), um centro de serviços sociais em Louisville, Kentucky, fundado em 1992 por um punhado de outras religiosas e seus amigos.

Em seus primeiros dias, a Casa de Rute não era exatamente uma ‘casa’, mas duas salas em um centro paroquial. Era um espaço para pessoas que lidavam com o HIV e a Aids, em sua maioria mulheres e seus filhos, que ficavam na Casa de Rute para assistência. Às vezes, precisavam de ajuda para encontrar um médico disposto a tratá-los – essa era uma época em que até mesmo alguns profissionais de saúde não tocavam em pacientes com HIV ou Aids. Às vezes, simplesmente pediam o necessário, apenas alguns dólares para a passagem de ônibus para que pudessem fazer alguns trabalhos informais. Eles também procuraram garantias de que não estavam sozinhos.

As pessoas frequentemente me perguntavam, o que deveriam fazer se conhecessem alguém que tem HIV?’ A irmã Driscoll relembrou seus esforços na educação comunitária. Sua resposta foi : ‘Toque-os por favor. Abrace-os se puder’.

Hoje, a Casa de Rute é um centro de acolhimento e serviços sociais que atende mais de 600 pessoas por ano (Estima-se que cerca de 6.600 pessoas em Kentucky vivem com HIV). É um dos maiores centros do seu tipo no estado, que já experimentou uma onda de diagnósticos de novas infecções por HIV nos últimos anos.

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Hoje, os desafios permanecem na erradicação do HIV, mas um diagnóstico não é mais uma sentença de morte. Muitos medicamentos estão disponíveis tanto para diminuir a transmissão de HIV, como para retardar ou eliminar o progresso da HIV à Aids.

Então, por que estou entrevistando dezenas de pessoas sobre eventos há 30 anos, pedindo-lhes para descrever momentos marcados por tristeza, medo e ansiedade? Já faz décadas desde que muitos deles pensaram sobre essas experiências. Tenho notado que, muitas vezes, quando encerro essas conversas, a pessoa que estou entrevistando dize algo como : ‘Espero que tenha sido útil. Há tanta coisa que não me lembro’.

E às vezes eles voltam algumas semanas depois, para compartilhar outras histórias.

Essas pessoas podem ter vasculhado seus arquivos pessoais ou contatado um amigo ou ex-colega. Eles agora têm mais a me dizer. Em conversas subsequentes, tornam as vidas de seus amigos perdidos mais vivas, recontando peculiaridades de personalidade ou jantares memoráveis. Eles também articulam mais claramente sua tristeza e se lembram de seus sentimentos de desamparo.

Esses encontros estão sempre em movimento, mas eu os procuro por razões mais importantes do que simplesmente querer aprender sobre o passado.

Primeiro, muitas dessas histórias de pessoas comuns que respondem ao sofrimento de maneira extraordinária ainda não foram capturadas em formas que durarão. Dado que o primeiro caso do que se tornaria conhecido como a Aids foi relatado em 1981, quase quatro décadas atrás, muitas das pessoas que estavam na linha de frente estão agora na velhice. O tempo não está do nosso lado.

Segundo, o relacionamento da Igreja institucional com as pessoas LGBT hoje é tenso. Mas há exemplos históricos de bondade entre católicos e pessoas LGBT durante a epidemia que podem ser úteis à medida que navegamos em grandes mudanças sociais.

Muitas pessoas na minha geração - eu tenho mais de 30 anos - deixaram a Igreja por causa da percepção de hostilidade de alguns líderes eclesiais em relação àqueles com sexualidades não normativas. Pessoas mais jovens que eu muitas vezes olham para o passado da Igreja quando tentam ordenar suas vidas por razões semelhantes.

O HIV e a Aids afetaram mais pessoas do que a comunidade gay. Mas eu me concentro na relação entre a comunidade gay e a Igreja naquela época porque fornece histórias previamente desconhecidas de católicos que superam viver o viés social. Estou ansioso para ouvir e busco ajudar a compartilhar suas histórias de coragem silenciosa.

Tome Michael Carnevale, OFM, um frade franciscano que por muitos anos ministrou na Igreja de São Francisco de Assis, uma grande paróquia do lado da Estação Pensilvânia, em Nova York.

Durante um período sabático no início dos anos 80, o padre Carnevale vivia na área da baía de San Francisco. Ele fez amizade com um homem chamado Michael e seu parceiro, Donald. Michael, um artista cujo amor pela vida se manifestou nas festas a fantasia épicas que hospedou, ficou doente. Ele viveu com HIV por cerca de três anos. Durante esse período, o padre Carnevale passou os finais de semana com seus amigos, ajudando Michael durante seu processo de enfraquecimento.

Na noite de Halloween de 1983, Michael morreu. Estava cercado por cerca de 30 amigos, cada um vestindo um traje para uma última festa. O padre Carnevale estava entre eles. Movido pelo sofrimento de seu amigo, decidiu fazer mais. Ele se voluntariou como capelão no Hospital Geral de São Francisco, visitando os homens, em sua maioria gays, que estavam passando seus últimos dias em uma enfermaria para pessoas com HIV e Aids. Ele rapidamente chegou a entender que esses homens precisavam de mais do que cuidados médicos. Precisavam saber que as pessoas se importavam com eles.

Naquela época, a Igreja não estava realmente envolvida’, recordou o padre Carnevale em uma entrevista em 2017. Ele sabia que havia uma necessidade, mas não tinha certeza de quem poderia ajudar. Sua mente se voltou para um grupo de ‘velhas senhoras italianas’ que se reuniam regularmente na Paróquia da Missão das Dores, em San Francisco. Carnevale perguntou se poderia se juntar ao grupo e eles concordaram.

Eu lhes falei da necessidade que tínhamos, que jovens homens e mulheres[com HIV e Aids] estavam [sozinhos] em seus apartamentos e realmente não tinham ninguém para cuidar deles’, disse o padre.

Ele perguntou se algumas mulheres considerariam ser voluntárias.

Eu não sabia que tipo de resposta receberia, mas foi incrível’, disse Carnevale. ‘Elas iam, limpavam e cozinhavam. Algumas delas levavam alguns dos rapazes e garotas para os atendimentos médicos porque não tinham ninguém que cuidasse deles’.

Refeições caseiras, apartamentos limpos e passeios podem parecer insuficientes num momento em que as comunidades mais afetadas pelo HIV e Aids exigia uma mudança sistêmica - nos serviços de saúde, governo, instituições religiosas e quase todos os outros setores da sociedade. A Igreja dificilmente não tem culpa quando se trata de criar uma cultura de medo e julgamento em torno do HIV e Aids. Mas para aqueles que se sentiam abandonados e sozinhos, esses atos de bondade eram mais do que gestos. Eles eram linhas de vida para o mundo exterior.

Era impossível para qualquer um que ficasse vivo na época, não sentir visceralmente o medo que permeava as comunidades devastadas pelo HIV e Aids nos primeiros dias. Era impossível não compreender o abandono e isolamento que muitos indivíduos experimentaram em seus últimos dias. Mas sentei-me em silêncio com homens que, décadas depois, choram ao relatar todos os amigos que perderam em apenas alguns anos. De fato, tenho admirado as irmãs católicas, agora com seus 70 e 80 anos, que se emocionam com minha sugestão de que seu trabalho foi extraordinário, e ainda heroico.

Não se trata de um bando de mártires nesse período. Realmente não é’, diz Pascal Conforti, uma irmã ursulina. A irmã Conforti era a diretora de serviços pastorais do antigo Hospital St. Clare, no bairro Hell's Kitchen, em Nova York. Antes de fechar em 2007, St. Clare's serviu a um grande número de pacientes com HIV e Aids. ‘Fizemos o que fizemos porque era onde estávamos no momento’.

Embora a maioria das pessoas que entrevistei resista ao elogio, um olhar reflexivo desta vez na história mostra que cada resposta diferente ao HIV e à epidemia de Aids durante os primeiros anos foi, de fato, extraordinária.

Algumas pessoas, incluindo católicos, tornaram a vida mais difícil para os mais vulneráveis. A grande maioria dos americanos não fez nada. Contudo, mais do que algumas poucas pessoas, muitos ofereceram um toque gentil, livre de julgamento e desprezo. Estas são apenas algumas histórias. Muitas outras pessoas compartilharam seus testemunhos comigo e continuo procurando ouvir mais, porque incorporar essas histórias pode ser um testemunho duradouro do poder do chamado de Jesus de amar uns aos outros.

Se você tem histórias dos primeiros anos da epidemia de HIV e Aids que você gostaria de compartilhar, por favor envie um email para o autor em oloughlin@americamedia.org.’


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