sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Mudanças no direito canônico devem observar também outro tipo de abuso: o psicológico

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 Os que buscam a ordenação devem ser treinados com o entendimento de que são servos, não mestres

*Artigo de Julie A. Ferraro, jornalista e Oblata Beneditina do Mosteiro da Ascensão, Jerome, Idaho. Atualmente atua como gerente de mídia social para as Irmãs Beneditinas de Mount St. Scholastica, Atchison, Kansas (EUA).


‘Com consternação, li no início de junho o anúncio do Vaticano sobre as revisões do Direito Canônico que criminalizam a exploração sexual de adultos por padres que abusam de sua autoridade e por leigos com poder na Igreja.

Essas mudanças entram em vigor no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição. Determinar as razões pelas quais esta data foi selecionada não é meu objetivo aqui.

É para aumentar a conscientização sobre outro conjunto de crimes ainda não resolvidos dentro da Igreja Católica : o abuso psicológico, emocional e verbal de religiosas e leigos por padres.

Como acontece com tantos relatos de abuso sexual por padres, eu pessoalmente conheço casos em que alguns bispos e superiores religiosos zombam das notificações de que padres em paróquias ou vários ministérios tratam mulheres religiosas e leigos como lixo, e não fazem nenhum esforço para tratá-los com respeito. Essas autoridades se recusam a investigar as alegações, mesmo quando as evidências são apresentadas, e não tomam nenhuma ação contra o autor do crime.

Honestamente, é motivo de riso para alguns que enfrentaram acusações. Um desses padres, com quem tive a infelicidade de trabalhar por quase dois anos, humilhou sistematicamente os paroquianos e sua cultura, insultou as religiosas que serviam na paróquia e a mim, a única funcionária do escritório.

Nesse então, ele brincava sobre isso. ‘Enquanto eu não for pego na cama com uma mulher, ou um homem, ou vendo pornografia no computador, nada vai acontecer’, disse-me um dia, acrescentando que, para os padres, ‘todos nós temos cartas [de reclamação] em nossos arquivos’.

Essa atitude de que o padre tinha carta branca para se comportar da maneira que quisesse, independentemente de como isso impactou aqueles a quem deveria servir - e aqueles que serviram com ele – cheira além do mero clericalismo, na minha opinião. No entanto, nem o bispo daquela diocese, nem o superior religioso deste padre em particular (ou seu sucessor) tomariam qualquer atitude. Recebi cartas polidamente vagas da diocese e acabei tendo que renunciar ao meu cargo quando os superiores religiosos só aumentaram o abuso alegando que eu estava mentindo.

Meu corpo pode não ter sido violado por este homem, mas meu estado mental sofreu danos horríveis. Considerando que as únicas vezes em que cheguei perto de um ‘ataque de pânico’ ocorreram ao enfrentar agulhas em um consultório médico ou ao encontrar uma cobra em uma caminhada, passei muitas noites sem dormir me perguntando o que tinha feito para merecer afirmações como ‘você parece uma m...’ ou ‘você parece zumbi’ ou, ainda mais estranho, ‘alguém quer ser levado para o crematório’. Ele também ameaçou mandar o gato de quem eu cuidava na propriedade para o abrigo de animais se eu deixasse meu cargo.

Como seus superiores viram que esse padre - já na casa dos 70 - ainda tinha ‘alguns bons anos de ministério’, não o questionaram nem mesmo sobre o excesso de bebida ou o desvio de fundos. O padre brincou comigo uma vez : ‘Tenho dinheiro que nem Deus conhece’. Também homofóbico, o padre fazia comentários depreciativos, publicamente, sobre o ‘jeito homossexual’ de algumas pessoas.

Esse padre em particular não é o único que exibe tal comportamento, e isso ficou claro nas últimas décadas. Já ouvi muitas homilias do púlpito, onde o celebrante pronuncia insultos velados contra a congregação sentada à sua frente, ou atribui a sua equipe os deveres que ele acredita estar abaixo de sua dignidade ou não dignos de seu tempo.

Outros padres que encontrei ao longo dos anos rezam missa e saem furtivamente pela porta da sacristia para evitar as pessoas, escondendo-se em sua reitoria, convento ou mosteiro com instruções para não se perturbar com as necessidades de seu rebanho.

É difícil se recuperar de abusos psicológicos, emocionais e verbais cometidos por padres - com algumas semelhanças com aqueles que foram abusados sexualmente e algumas diferenças. A probabilidade de um diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático é muito real, especialmente porque até mesmo entrar em uma igreja pode desencadear as memórias, ver uma certa estátua, uma placa de rua ou até mesmo um determinado tipo de carro.

Não apenas a mente sofre os efeitos colaterais de tal abuso, mas o corpo também. Os sintomas físicos podem se manifestar, os quais os médicos não podem tratar adequadamente por causa de sua conexão com o abuso.

A alma pode sofrer uma perda de fé, permanente ou temporária. O pensamento de que os sacerdotes, que foram consagrados ao serviço de Deus, podem tratar seus semelhantes - igualmente filhos de Deus - de forma tão insensível, abala a crença de uma divindade totalmente amorosa que cuida e protege a todos.

Os membros da hierarquia da Igreja que falham com as vítimas de abuso psicológico por padres são igualmente culpados e devem ser responsabilizados. Ao ignorar os apelos daqueles que foram emocionalmente espancados por clérigos hipócritas, esses homens apenas aumentam a dor e o fardo.

No nível diocesano, a instalação de coordenadores de assistência às vítimas para lidar com vítimas de abuso sexual é louvável, mas esses oficiais não são acusados de fornecer recursos às vítimas de outros abusos sacerdotais, como descobri quando denunciei meu agressor. Muito da ignorância, pela minha experiência, continua surgindo do conceito de que o abuso psicológico - como o abuso sexual - ocorre em privado, sem nenhuma evidência tangível.

No caso do padre que abusou psicologicamente de mim, não estive sozinha em muitas ocasiões quando proferiu insultos contra mim, ou outras pessoas na paróquia. Testemunhas estavam disponíveis para serem entrevistadas, para confirmar seu comportamento ultrajante.

Esse padre deveria ter sido removido de seu ministério (incluindo cargos de destaque dentro da diocese e sua comunidade religiosa) anos atrás, mas ele continua sendo elogiado como um homem honrado, embora eu e outros o tenhamos ouvido expressar o quanto desprezava as pessoas que é destinado a servir.

Ao se concentrar em apenas uma forma de abuso - infligido por padres ou leigos em posição de autoridade - a Igreja presta um grave desserviço àqueles que são vítimas de abusos que fogem da definição tão bem divulgada nas últimas duas décadas. No meu caso, simplesmente desejava usar minhas habilidades e experiência para apoiar os padres e as irmãs com quem trabalhei.

Não apenas as acusações de qualquer tipo de abuso por parte de um padre devem ser minuciosamente investigadas por bispos e superiores religiosos, usando os mesmos padrões descritos para o abuso sexual, mas todos os padres devem receber avaliações psicológicas regularmente, para evitar que progridam por meio de comportamentos que possam ser considerados simples ‘clericalismo’ para algo muito pior.

Os seminários devem ser monitorados de perto em sua formação sacerdotal, para evitar que os instrutores incutam em seus alunos esse senso de direito e superioridade sobre os leigos, como escreveu Ken Briggs no National Catholic Reporter em 2018. O desenvolvimento de tais atitudes é o ponto de partida para abuso posterior - em todas as formas - de leigos e religiosas.

Os que buscam a ordenação devem ser treinados com o entendimento de que são servos, não mestres. As virtudes da humildade e compaixão devem estar no centro de sua formação, não apenas o aprendizado de livros e rubricas.

As recentes revisões da lei canônica devem ser expandidas ainda mais, para incluir não apenas o abuso sexual, mas todo tipo de abuso que os padres continuam infringindo aos outros. A Igreja não pode ignorar essas outras vítimas e deve assumir a responsabilidade pelas ações hediondas daqueles encarregados não apenas de consagrar a Eucaristia e administrar os sacramentos, mas de cuidar de todo o povo de Deus.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra https://domtotal.com/noticia/1545095/2021/10/mudancas-no-direito-canonico-deve-observar-tambem-outro-tipo-de-abuso-o-psicologico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário