sexta-feira, 8 de julho de 2016

Bispos japoneses : o egoísmo do ser humano não destrua o mar

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)



‘‘O mar está morrendo e a causa principal é o egoísmo do ser humano’, afirmam os bispos japoneses na mensagem em vista do Domingo do Mar que será celebrado no próximo domingo (10/07).

No documento, assinado pelo Presidente da Comissão episcopal nipônica para refugiados e migrantes, Dom Michael Goro Matsuura, Bispo de Nagoya, os prelados sublinham que as dificuldades e os perigos que vivem os homens do mar ‘não vem somente da natureza’. ‘O mar se torna cada vez mais perigoso por causa de testes nucleares e do descarregamento na água de material radioativo e poluente, colocando em condições de alto risco o ser humano e todas as espécies marinhas’, destacam os bispos nipônicos.

Segundo AsiaNews, a carta se intitula ‘No mesmo barco, com a misericórdia do Pai’ e recorda que no Ano Jubilar ‘todos somos chamados a amar uns aos outros como membros da mesma família guiada pelo nosso Pai’. Todavia, este amor misericordioso nem sempre envolve os homens do mar : ‘É raro ler notícias sobre estas pessoas. Talvez porque os eventos do mar não fazem notícia não obstante os marítimos enfrentem perigos graves’, sublinham.

O mar é um dom maravilhoso da Criação de Deus. Não devemos mais contaminá-lo para nutrir o ego do ser humano. O pão cotidiano que ingerimos vem também de quem trabalha no mar. Estamos todos no mesmo barco. Portanto, devemos dar a mesma atenção a quem trabalha no mar e na terra, ajudando-nos mutuamente’, reitera a nota.

Os bispos japoneses fazem um apelo à oração : ‘Em vista deste Domingo do Mar, rezamos pelos navegantes e suas famílias’.’


Fonte :
* Artigo na íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário