Por Eliana Maria
(Ir. Gabriela, Obl. OSB)
Presidente da AIM (Aliança Inter-Monastérios)
‘As poucas reflexões propostas aqui pretendem ser um convite para
escolher viver hoje como o dia mais importante e real que nos é dado. Hoje,
como todos os dias, tudo acontece pela força e verdade dos seres e das coisas,
desde que nossas vidas estejam dispostas a acolhê-los. Como se sabe, a liturgia
destaca esse ‘hodie’, esse presente que nos faz entrar no dia sem fim de Deus.
Essa proposta é feita pensando em todos aqueles que, hoje, como todos os
dias desde a criação dos seres humanos, têm sede de ser, de viver, de
compreender, de compartilhar, de amar, de existir intensamente em uma
humanidade que clama por sua sede e desejo, sem realmente saber quais podem ser
o objeto e o modo.
Primeiro, colocaremos a questão da escuta diária : ‘Hoje, se ouvirdes a
minha voz’; depois a do alimento diário : ‘O pão nosso de cada dia nos dai hoje’,
e finalmente nos voltaremos para o Dia de Deus, o dia além dos dias, o dia
prometido e tão desejado.
‘Hoje, se ouvirdes a minha voz, não
permitais que se endureçam vossos corações’ (Sl 94)
Este versículo do salmo é citado no início da Regra de São Bento :
‘Levantemo-nos então finalmente, pois a Escritura nos desperta dizendo :
‘Já é hora de nos levantarmos do sono’. E, com os olhos abertos para a luz
deífica, ouçamos, ouvidos atentos, o que nos adverte a voz divina que clama
todos os dias : ‘Hoje, se ouvirdes a sua voz, não permitais que se endureçam
vossos corações’, (Sl 94, 8). E em outro lugar : ‘Quem tem ouvidos para ouvir,
ouça o que o Espírito diz às igrejas’ (Ap 2, 7). E o que ele diz? ‘Vinde, meus
filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor’ (Sl 33, 12). ‘Correi
enquanto tendes a luz da vida, para que as trevas da morte não vos apanhem’ (Jo
12, 35).’ (Pról. 8-13).
O salmo 94 é ou era cantado todos os dias no início do Ofício de
Vigílias na liturgia beneditina : é por excelência o salmo invitatório, o salmo
que convida à oração com suas diferentes partes.
Primeiramente, um apelo geral ao louvor : ‘Vinde, exultemos de alegria
pelo Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Avancemos para Ele com ações de
graças! A Ele, nossos cânticos e aclamações!’ [1]. Em seguida, uma ação de graças pela obra da criação : ‘Ele é o
grande Deus, o Senhor, o Rei, maior do que todos os deuses! Em Sua mão, as
profundezas da terra; também a Ele pertencem os cumes das montanhas. A
Ele o mar, pois foi Ele que o fez, e os continentes que Suas mãos modelaram.’
Antes mesmo de ser reconhecido como o Criador de todas as coisas, o Senhor é
confessado como o Deus único, o Deus grande acima de todas as grandezas, de
todas as alturas. É por isso que Ele pode segurar em Sua mão todos os elementos
criados, das profundezas da terra aos cumes das montanhas, em toda a extensão
dos mares e continentes.
Depois, uma oração agradecida pela obra da salvação em relação direta
com a caminhada no deserto e as maravilhas ali realizadas pela mão do Senhor.
Esta oração é acompanhada de um convite ao arrependimento, garantia da
verdadeira ação de graças : ‘Vinde, inclinemo-nos, prostremo-nos! Adoremos o
Senhor que nos fez! Sim, Ele é nosso Deus, e nós somos o povo que Ele conduz, o
rebanho guiado por Sua mão... Não endureçais vossos corações como no deserto,
como no dia da revolta e do desafio, quando vossos pais me desafiaram e
provocaram, apesar de terem visto o que fiz!’ Esta ação de graças pela redenção
e este apelo ao arrependimento estão ligados a uma nova confissão de fé : ‘Ele
é nosso Deus, e nós somos o povo que Ele conduz...’.
Por fim, o salmo termina com uma evocação da promessa feita por Deus ao
homem de compartilhar Sua vida em Seu repouso eterno, no último sábado, se o
coração humano não se desviar, com uma nova referência ao pecado de Israel no
deserto : ‘Quarenta anos, suportei essa geração; eu disse : ‘É um povo de
coração desviado; eles não querem saber dos meus caminhos’. Por isso, jurei na
minha ira : ‘Jamais entrarão na terra do meu repouso!’’.
No meio desse conjunto, surge o versículo citado por São Bento : ‘Hoje,
se ouvirdes a sua voz, não endureçais vossos corações!’. Portanto, neste salmo,
há a dimensão da memória, a da promessa e a que dá sentido a ambas, a da
atualidade cotidiana. Esta é uma das chaves da espiritualidade cristã. São
Bento, seguindo a tradição monástica, é um comentarista particularmente
notável.
Do que se trata? Trata-se de viver cada dia acordado. Cada manhã e cada
instante do dia são um chamado feito pela voz de Deus. Este chamado só pode ser
percebido por aqueles que estão atentos a ele. Aqueles que abrem os olhos e os
ouvidos de seus corações para ver e ouvir ‘o que o olho não viu, o ouvido não
ouviu, o que Deus preparou para aqueles que O amam’ (1 Cor 2, 9 citado por
RB 4, 77). O que pode nos tornar infelizes nesta vida é estar aprisionado na
ilusão dos sentidos externos. Se vejo apenas com meus olhos físicos, se ouço
apenas com os ouvidos do meu corpo, ainda não vi nem ouvi nada que possa me
permitir saborear a verdadeira vida.
A cada dia, a cada segundo, através dos seres e das coisas criadas, nos
é dada a totalidade da existência. No entanto, muitas vezes, estamos dormindo e
só sonhamos. É urgente, constantemente urgente, acordar, levantar, ressuscitar
e começar a ouvir : ‘Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais vossos
corações’. Este é um dos propósitos essenciais do Evangelho. Para poder ouvir,
o coração precisa ser tocado, convertido, circuncidado. É preciso reler a este
respeito o discurso da montanha no início do Evangelho de São Mateus. Desde o
primeiro versículo do Prólogo, São Bento nos convida : ‘Escuta, inclina o
ouvido do seu coração’ (Prol. 1).
Ao comentar o versículo citado do Salmo 94, a epístola aos Hebreus
atualiza de maneira especialmente forte nossa relação com a Palavra de Deus,
que o homem recebe para colocar em prática, a fim de poder saborear um dia o
descanso de Deus : ‘Viva é a Palavra de Deus, eficaz e mais cortante do que
qualquer espada de dois gumes, penetra até o ponto de divisão entre a alma e o
espírito, entre as articulações e a medula, e pode julgar os pensamentos e
intenções do coração. E não há criatura invisível diante dela, mas tudo está nu
e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas’ (Hb 4, 12-13).
Nossa vida está totalmente orientada para essa perspectiva do hoje da Palavra
que ocorre em nossas vidas humanas para que possamos dizer com Cristo : ‘Hoje
se cumpriu aos vossos ouvidos esta passagem da Escritura’ (Lc 4, 21)?
‘O pão
nosso de cada dia nos dai hoje’ (Mt 6, 11; Lc 11, 3)
Não basta inclinar o ouvido do coração e não o endurecer para ouvir o
chamado do Senhor por meio de Sua Palavra diária; é também necessário aceitar
receber o que o Senhor providencia para nós diariamente, de acordo com Sua
vontade.
É bom aqui fazer referência à experiência de Israel no deserto. O Senhor
providencia gratuitamente para a fome de Seu povo, enviando durante a noite ‘uma
camada de orvalho ao redor do acampamento’. Essa camada de orvalho, uma vez
evaporada pela manhã, revela na superfície do solo algo pequeno e granuloso. ‘Este
é o pão que o Senhor vos deu para comer. Eis o que o Senhor ordenou : Cada um
recolha conforme o que pode comer’. E Moisés lhes disse : ‘Que ninguém guarde
nada para o dia seguinte’; ‘Eles recolhiam a cada manhã, cada um conforme o que
podia comer, e quando o sol esquentava, aquilo derretia’ (cf. Ex 16, 13-21). O
alimento diário do maná descido do céu é, portanto, um elemento-chave da
espiritualidade do hoje proposto por Deus ao Seu povo.
O Evangelho de São Mateus faz um belo comentário sobre este dom do céu :
‘Não vos inquieteis pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer; nem
pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. [...] Portanto, não vos
inquieteis, dizendo : o que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?
[...] Vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai, pois, em
primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e tudo isso vos será dado por
acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará
os seus cuidados. A cada dia basta o seu próprio mal’ (Mt 6, 25-34).
Será que devemos levar esses textos ao pé da letra? Não, isso não é
suficiente, é necessário interpretá-los. Mas também é indispensável saber viver
essa entrega diária com o abandono de uma fé sempre a ser renovada. Está claro
que nossa busca raramente é, em primeiro lugar, pelo Reino de Deus, e é isso
que apresenta um problema. Se, como os israelitas no deserto, quisermos fazer
provisões de maná, se quisermos acumular o dom de Deus, se não aceitarmos
receber diariamente apenas os dons que nos são necessários, não poderemos
realizar a vida de Deus neste mundo.
O discurso sobre o Pão da Vida apresenta o cumprimento desse sinal do
maná. Cristo nos revela que Ele mesmo é o Pão da Vida. ‘Vossos pais comeram o
maná no deserto e morreram; este é o pão que desce do céu, para que todo o que
dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém dele
comer, viverá eternamente’ (Jo 6, 49-51).
Nosso único verdadeiro alimento cotidiano é Cristo, dado para que o
mundo tenha vida. Recebemos isso em Sua palavra ruminada e na oração, no pão da
Eucaristia e nos sacramentos, bem como na comunhão fraterna.
Assim, ‘O pão nosso de cada dia nos dai hoje’ só pode ser compreendido
plenamente nessa relação diariamente renovada com Cristo entregue. É assim que
podemos buscar o Reino e Sua justiça, é assim que podemos nos contentar com o
alimento cotidiano.
Toda a vida de Cristo é assim, como relata São Lucas à sua maneira : ‘Hoje,
se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir’ (4, 21); após a cura do
paralítico, as testemunhas exclamam : ‘Hoje, vimos prodígios’ (5, 26). ‘Eis
que expulso demônios e realizo curas hoje e amanhã, e no terceiro dia serei
consumado! Mas hoje, amanhã e no dia seguinte, devo seguir meu caminho, pois
não é conveniente que um profeta pereça fora de Jerusalém’ (13, 32-33). ‘Zaqueu,
desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa... Hoje, a salvação
chegou nesta casa...’ (19, 5-9).
Assim, é possível nos interrogar a respeito de nosso alimento diário.
Estamos realmente recebendo Cristo em primeiro lugar para cumprir a vontade de
Deus, ou estamos nos preocupando com um acúmulo completamente supérfluo que não
podemos levar para o túmulo? Nossa vida está sob o sinal primário da
Eucaristia, com todas as suas dimensões espiritual, pessoal, comunitária e
social, ou é algo particularmente vão? Aceitar receber o alimento cotidiano do
Cristo é aceitar que nossos planos imediatos sejam desviados e vivê-los
alegremente seguindo Jesus que sobe a Jerusalém em direção ao Seu Êxodo.
São Bento prescreve ao abade lembrar este ensinamento do Evangelho, para
que não esqueça ‘não trate com mais solicitude das coisas transitórias,
terrenas e caducas, negligenciando ou tendo em pouco a salvação das almas que
lhe foram confiadas, mas pense sempre que recebeu almas a dirigir, das quais
deverá também prestar contas. E para que não venha, porventura, a alegar falta
de recursos, lembrar-se-á do que está escrito : ‘Buscai primeiro reino de Deus
e sua justiça, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo’’ (RB 2, 33-35).
O Dia do
Senhor
Mas o hoje real na vida dos crentes é o grande hoje de Deus que se
estende por toda a história e muito além. De fato, para o Senhor, ‘mil anos são
como um dia’ (Sl 89), e ‘mais vale um dia nos átrios do Senhor que mil em minha
morada’ (Sl 83, 11). Este hoje de Deus é o da Sua vinda permanente. O Senhor
não cessa de vir, Ele visita a Sua criação, dirige-lhe a palavra, encarna-se
nela, promete a Sua vinda gloriosa quando Cristo for tudo em todos.
Assim, a Revelação bíblica está pontuada pela proclamação deste hoje de
Deus que se manifesta constantemente na vida dos homens : ‘Houve uma tarde,
houve uma manhã, o primeiro dia’ (Gn 1,5); ‘Este é o dia que o Senhor fez’ (Sl
117, 24); ‘Naquele dia...’incessantemente proclamado nos profetas; esta
expressão não visa necessariamente uma projeção no futuro, é um anúncio do dia
de hoje, onde cada um é chamado a escolher entre a vida e a morte (cf.
Deuteronômio). O Evangelho de São Lucas abre-se com o anúncio da Boa Nova : ‘Hoje,
na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador’ (Lc 2, 11), e conclui com a promessa
: ‘Hoje estarás comigo no Paraíso’ (Lc 23, 43).
Mas o que expressa melhor este grande dia de Deus é o hoje da celebração
litúrgica. Na liturgia latina, hodie ressoa como uma esperança extraordinária
ao longo de todo o ano. O hodie mais famoso é o de Natal : ‘Hodie Christus
natus est…’ – ‘Hoje, Cristo nasceu para nós; hoje, o Salvador apareceu;
hoje os anjos cantam na terra, os arcanjos se alegram; hoje os justos exultam,
dizendo : ‘Glória a Deus nas alturas’’ (antífona do Magnificat
das II Vésperas de Natal). Essa antífona encontra sua preparação no ofício da
Vigília de Natal, onde é anunciado o hoje da revelação : ‘Hoje sabereis que o
Senhor virá, e amanhã vereis a sua glória’. Podemos adicionar a essa antífona
de Natal a da Epifania : ‘Hodie caelesti sponso’ – ‘Hoje, a Igreja se
uniu ao seu Esposo celeste, pois Cristo a lavou de seus pecados no Jordão; os
Magos correm com seus presentes para as núpcias reais, e os convivas se alegram
com a água transformada em vinho’ (antífona do Benedictus das Laudes da
Epifania). A antífona do Magnificat das II Vésperas retoma esse
tema : ‘Hoje, a estrela guiou os Magos até o presépio; hoje, a água se
transformou em vinho no festim nupcial; hoje, no Jordão, Cristo quis ser
batizado por João, para nos salvar’. No mesmo espírito, a antífona do Magnificat
das II Vésperas de Pentecostes anuncia o Mistério atualizado neste dia : ‘Hoje
se completaram os dias de Pentecostes; hoje, o Espírito Santo apareceu aos
discípulos sob a forma de fogo e derramou sobre eles dons misteriosos; ele os
enviou pelo mundo para pregar e testemunhar. Aqueles que crerem e forem
batizados serão salvos’. No meio de tudo isso, há obviamente o domingo de
Páscoa e o Tempo Pascal, onde ressoa o ‘Haec dies quam fecit Dominus’ tirado
do Salmo 117, 24, o salmo pascal por excelência : ‘Este é o dia que o Senhor
fez, exultemos e alegremo-nos nele’. Este dia é o Dia dos dias : o verdadeiro
hoje da vida divina. Algumas antífonas marianas recentes (8 de dezembro, 11 de
fevereiro) retomaram esse tema, e a liturgia beneditina o aplicou a São Bento,
Santa Escolástica e São Mauro. O domingo é o grande Dia do Senhor, ao mesmo
tempo o primeiro dia da criação, assim como da redenção na ressurreição de
Cristo, e o oitavo dia, dia além dos dias, dia de Deus transfigurando todas as
coisas, dia de sua vinda. O sacramental do domingo é verdadeiramente de grande
importância para a expressão da vida de Cristo. Devemos desenvolver em cada uma
de nossas vidas uma espiritualidade deste cotidiano que é o hoje de Deus. É o
dia do nascimento, é o dia do começo, do recomeço, é o dia da ressurreição e é
também o hoje da eternidade, o dia em que as aparências desaparecem para dar
lugar à realidade, o dia do discernimento, que é outro nome para o julgamento.
Ao cantar os mistérios no hoje, a liturgia faz com que eles se realizem
aqui como figura. Os fiéis tornam-se assim contemporâneos dos mistérios
celebrados, que tomaram forma num dia do tempo e que estão sempre atuais. Este
é o verdadeiro sentido do memorial cristão.
Um velho monge de nosso mosteiro, falecido há alguns anos, viveu a
última parte de sua vida na convicção de que cada manhã era domingo, e como era
sacristão, ele preparava diariamente tudo o que era necessário para a liturgia
dominical. Claro, esse monge idoso tinha perdido um pouco o juízo, a menos que,
na verdade, tenhamos sido nós que a perdemos, e ele, nessa candura, a tenha
recuperado após cerca de setenta anos de vida monástica.
Um monge do deserto do Egito, no século IV, repetia a si mesmo toda manhã
: ‘Hoje, eu começo’. Que este começo nunca deixe de habitar nossa ação : assim
iremos, nas palavras de Gregório de Nissa, ‘de começo em começo, por começos
que não têm fim’, e é assim que chegaremos ao dia sem declínio que Deus nos
oferece já em figura.
Conclusão
Não basta estabelecer alguns princípios de análise; é igualmente
necessário derivar deles consequências concretas.
Será que realmente ouviremos o chamado que ressoa em nossos ouvidos
vindo de Deus? Teremos o coração suficientemente receptivo para entrar no hoje
da Palavra? Estamos verdadeiramente nos perguntando se estamos mantendo contato
com a Palavra divina de alguma forma (leituras bíblicas e espirituais, oração,
meditação, ruminação, lectio divina)? Será que nosso hoje é o advento de
Deus em nós e ao nosso redor, procurando e chamando Seu operário de maneiras
sempre inesperadas? Faremos da nossa vida um companheirismo cotidiano? Como
partilhar o Pão de Deus com irmãos e irmãs? Como receber o maná, que é o
verdadeiro Pão da Vida? É evidente que, quando sabemos que metade dos
habitantes do nosso planeta morre de fome, realmente nos perguntamos onde está
a oração : ‘O pão nosso de cada dia nos dai hoje’; há, então, impossibilidade
de nos tornarmos discípulos na travessia do deserto deste mundo?
Finalmente, como nossa vida testemunha o Dia além dos dias? Sabemos
relativizar os bens imediatos para nos entregarmos a Deus, com a coragem de um
trabalho incansável, mas desprovido da preocupação de nos promovermos? O dia de
Deus é sempre um dia de julgamento, onde somos desnudados para sermos
verdadeiramente o que devemos ser : simples criaturas, simples servos que se
reconhecem como filhos de Deus para a eternidade. Aí está o nosso tesouro, e ‘onde
está o teu tesouro, aí também estará o teu coração’ (Mt 6, 21).
‘Este é o dia que o Senhor fez; alegremo-nos, passemo-lo na alegria’ (Sl 117, 24).’
[1] As citações dos salmos são provenientes da tradução do saltério
pelos monges de Ligugé, publicada em ‘Le Psautier de Ligugé’, edições
Saint-Léger, 2019.
Fonte : *Artigo na íntegra
Um comentário:
Artigo envolvente: meu tesouro está no ouro do sol que vejo nascer toda manhã, o hoje de sempre e completamente novo.
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