Páginas

domingo, 23 de junho de 2024

A vocação de São João Batista

 Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 
*Artigo do Padre Fellinto Oliveira Britto


São João Batista é uma das personagens mais importantes e veneradas na tradição cristã. Conhecido como o precursor do Cristo de Deus, sua vocação se caracteriza por um chamado divino para preparar o caminho do Senhor e convidar as pessoas ao arrependimento de seus pecados. São João Batista nasceu em circunstâncias milagrosas, conforme relatado no Evangelho de São Lucas. Seus pais, Zacarias e Isabel, eram idosos e não tinham filhos, mas Zacarias recebeu uma visita do Arcanjo São Gabriel que anunciou o nascimento de João. São Gabriel disse que ‘João seria grande aos olhos do Senhor e estaria cheio do Espírito Santo desde o ventre materno’.

Desde a sua juventude, São João viveu no deserto, onde levou uma vida ascética. Ele vestia-se com peles de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre, um estilo de vida austero que simbolizava sua total consagração a Deus e a rejeição das comodidades mundanas. O deserto também representava um lugar de preparação espiritual, um tema comum na história bíblica para aqueles que estão sendo preparados por Deus para uma missão especial.

São João Batista começou seu ministério público pregando às margens do Rio Jordão, onde batizava as pessoas. Sua mensagem central era ‘o arrependimento dos pecados’, pois o Reino de Deus estava próximo. Preparando as pessoas para a chegada de Cristo, ele foi o último profeta do Antigo Testamento e o único que viu o próprio Messias. São João chamou as pessoas ao arrependimento genuíno e à conversão, advertindo-as da ira vindoura e convocando-as a demonstrar frutos dignos de arrependimento. Ele batizava aqueles que confessavam seus pecados, um rito que simbolizava a purificação e a renovação espiritual.

Um dos eventos mais significativos do ministério de João foi o batismo de Jesus. Apesar de sua relutância inicial, João batizou Jesus no Rio Jordão. Durante o batismo, o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma de pomba, e uma voz do céu declarou : ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado’ (Mt 3,17). Este acontecimento marcou o início do ministério público de Jesus e confirmou a missão de São João como precursor do Messias.

Este grande Profeta também foi um corajoso defensor da verdade e da justiça, não hesitando em confrontar as autoridades de sua época. Ele denunciou publicamente o rei Herodes Antipas por tomar Herodíades, esposa de seu irmão, como sua própria esposa. Esta denúncia levou à sua prisão e, consequentemente, à sua morte. São João foi decapitado por ordem de Herodes, a pedido de Herodíades, que buscava vingança.

A vocação de São João Batista foi caracterizada por sua profunda humildade e dedicação ao chamado de Deus. Ele sempre apontou além de si mesmo, direcionando as pessoas para Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é lembrado como um modelo de fé, coragem e abnegação, cuja vida e ministério prepararam o caminho para a chegada de Jesus Cristo. Sua mensagem de arrependimento e preparação para a vinda do Reino de Deus continua a ressoar na tradição cristã até hoje.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://revistaavemaria.com.br/a-vocacao-de-sao-joao-batista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário