Páginas

sábado, 18 de maio de 2024

Pentecostes, não estou sozinho!

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

 
*Artigo de Rosa Maria Dilelli Cruvinel


No Cenáculo, na última ceia com seus discípulos, em seu discurso de despedida, Jesus revela de forma profunda e surpreendente a pessoa do Espírito Santo. O Espírito é anunciado ao longo da vida e missão de Jesus, mas foi no Cenáculo que tal anúncio culminou na revelação mais completa da pessoa e da missão do Espírito Santo. Eis a promessa que Jesus fez aos seus seguidores, que chega até hoje a todo aquele que crê : ‘E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que convosco permaneça para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque permanece convosco. Não vos deixarei órfãos’ (Jo 14,16-18).

No fim das sete semanas pascais, chegando o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam reunidos no Cenáculo à espera da realização da promessa do derramamento do Espírito (cf. At 2). Jesus derrama em profusão o Espírito como prometeu, a Páscoa de Cristo chega ao seu ápice na efusão do Espírito Santo, que é plenamente ‘manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina’ (Catecismo da Igreja Católica, 731).

Aqueles que recebem o dom do Espírito Santo e seus carismas são introduzidos pessoal e comunitariamente numa contínua relação de fé e comunhão com a Santíssima Trindade. Esta experiência pessoal com o Espírito Santo gera um ‘mais vivo sentido de Deus’ (Gaudium et Spes, 7). Por isso, é tão vital a necessidade do Espírito e dos seus carismas para a renovação e a vida da Igreja em seus membros.

Que beleza a obra que o Espírito realiza na vida dos nossos santos. Este ano, de forma particular, o Papa Francisco declarou que canonizará a Beata Elena Guerra, a quem o Papa João XXIII chamou ‘Apóstola do Espírito Santo’. Assim, ela escreveu ao Papa Leão XIII, no desejo de que toda a Igreja clamasse constantemente por um novo Pentecostes : ‘O Pentecostes não terminou; de fato, é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens e, aqueles que o desejam, podem recebê-lo sempre; portanto, não temos nada a invejar dos Apóstolos e dos primeiros cristãos; nós temos que nos dispor, como eles, a recebê-lo bem e Ele virá a nós como veio a eles’ (Elena Guerra, 1985, p. 27).

A irmã Elena escreveu muitos livros estimulando as pessoas a viver uma vida no Espírito a fim de dar um testemunho autêntico de vida cristã e para tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado a todos os povos.

Oremos a oração que Elena nos ensinou em sua Novena ao Espírito Santo : ‘Pai Santo, em nome de Jesus, envia seu Espírito para renovar o mundo.’

 

Fonte : *Artigo na íntegra

https://revistaavemaria.com.br/pentecostes-nao-estou-sozinho.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário