terça-feira, 25 de agosto de 2015

No mundo existem 65 muros de fronteira

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)



‘Existem no mundo 65 muros de fronteira erguidos ou em vias de construção, em comparação com os 16 que existiam quando o de Berlim caiu, em 1989.

 A lista dos mais recentes e mais importantes :

- Hungria : O muro de fronteira mais recente é obra do governo húngaro, que iniciou a construção de uma barreira de 177 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia depois de receber 80 mil pedidos de asilo desde o início do ano.

- Saara Ocidental : um muro de areia de 2.700 quilômetros separa desde os anos 1980 o território do reino do Marrocos das regiões controladas pelos independentes da Frente Polisário.

- Arábia Saudita – Iraque : Os sauditas, diante da ameaça do grupo Estado Islâmico, completam um muro de areia já existente de sete metros de altura com uma barreira de 900 km, 78 pontos de observação, 8 centros de controle, 32 centros de reação rápida.

- Israel : a construção da barreira que separa Israel dos territórios ocupados começou em 2002, com o objetivo de impedir os ataques palestinos. Seus opositores consideram que serve para confiscar terras e estabelecer uma fronteira de fato, violando a legislação internacional.

- Estados Unidos – México : O Presidente Bill Clinton iniciou o reforço da fronteira nos anos 90. O temor das infiltrações de membros da Al-Qaeda e agora do Estado Islâmico levou à construção de uma das maiores e mais sólidas barreiras, enquanto a imigração ocupa um lugar primordial na próxima eleição presidencial.

- Grécia – Turquia : A melhora das relações entre os dois países e a retirada das minas colocadas na fronteira levou a Grécia a se converter em um dos pontos de entrada importantes da migração que deseja chegar à União Europeia. Em 2012, o muro Evros foi edificado na fronteira entre os dois países.

- Irlanda do Norte : Em Belfast há 99 ‘linhas de paz’ que separam as comunidades católicas e as protestantes. A mais antiga remonta a 1969. Mas apesar da assinatura dos acordos de paz, tanto o número quanto o tamanho aumentaram.

- Espanha – Marrocos : os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla na costa marroquina estão rodeados por cercas difíceis de cruzar. Muitos candidatos à migração morreram ao tentar saltá-las e outros faleceram pelas mãos das forças marroquinas.

- Índia – Bangladesh : desde 1993, a Índia se separa de Bangladesh com uma cerca para reduzir a tentação da imigração. Isso levou a conflitos sobre o traçado exato da fronteira e ao abandono de 100 mil pessoas em terras de ninguém, isoladas de todos os serviços públicos.

- Chipre : Um muro segue dividindo em dois a capital Nicósia, entre as duas metades grega e turca desde a invasão turca de 1974.’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/no-mundo-existem-65-muros-de-fronteira
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário