sexta-feira, 20 de junho de 2014

Refugiados : Papa pede acolhimento, mas a resposta é escassa

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

  
‘‘Abram os conventos vazios de Roma para hospedar os refugiados’. Dez meses depois, e após uma carta do Vicariato, o apelo do Papa não teve o êxito esperado : somente duas estruturas aderiram, colocando à disposição, no total, 7 leitos.

As religiosas de São José de Chambery ofereceram 2 lugares na casa de sua sede provincial, e abrigaram dois jovens refugiados políticos africanos; e as irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret, que possuem uma casa no centro de Roma, estão hospedando 5 mulheres refugiadas.

Nada, se comparado ao patrimônio dos institutos religiosos da Diocese do Papa : 160 na capital e 40 na província, contabilizando um total de 15 mil leitos. O site www.istituti-religiosi.org.case oferece quartos para turistas e peregrinos em mais de 110 estruturas com Internet, ar condicionado, TV, cofre e outras comodidades típicas de hotéis.

Em 10 de setembro passado, visitando o Centro Astalli, em que os jesuítas acolhem refugiados há mais de 30 anos, o Papa fez um pedido claro : ‘A Igreja não deve transformar os conventos vazios em hotéis para ganhar dinheiro; não são nossos, são para a carne de Cristo, que são os refugiados. O Senhor chama a viver com generosidade e coragem o acolhimento nos conventos vazios’.

Dando sequência às palavras do Papa, o Vicariato enviou uma carta a todos os institutos religiosos da Diocese pedindo que colocassem seus espaços não utilizados à disposição. Ao que parece, o pedido foi arquivado.

Um dossiê da Caritas aponta que em Roma vivem pelo menos 3500 refugiados em ‘colônias’, como a de La Romanina, onde cerca de 2 mil etíopes, somalis e sudaneses ocuparam um prédio e vivem ilegalmente em 7 andares, sem nenhuma forma de assistência. Diversos núcleos familiares têm crianças pequenas, vivendo em condições insalubres.

Outro grande aglomerado, o maior de Roma, existe desde 2000. Ali convivem eritreus e etíopes, latino-americanos, marroquinos, europeus do Leste e um grupo de bengaleses. Muitos estão de passagem, muitos são menores desacompanhados, como noticia o jornal italiano La Repubblica.’


Fonte :
* Artigo na íntegra de http  ://www.news.va/pt/news/refugiados-papa-pede-acolhimento-mas-a-resposta-e


Nenhum comentário:

Postar um comentário