domingo, 15 de junho de 2014

Os quatro capítulos do Catecismo

Por Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)


A publicação do Novo Catecismo da Igreja Católica, em 1992, tinha por finalidade apresentar de forma completa e integral a doutrina católica, de tal maneira que cada pessoa pudesse conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza no seu dia-a-dia.

Padre Gerson Schmidt, da Arquidiocese de Porto Alegre, nos explica como o Catecismo é apresentado :

Quatro capítulos, unidos entre si, dividem esse grande tesouro do Catecismo da Igreja Católica. Respondem a nós, filhos de Deus e membros da Igreja, a quatro perguntas : o que devemos acreditar; o que devemos celebrar; o que devemos fazer e o que devemos rezar ou, como melhor, como deveríamos rezar.

A primeira parte responde a pergunta sobre as verdades da nossa fé : o que devemos acreditar? O primeiro capítulo é chamado “A profissão da fé”. É uma síntese adequada da lex credendi, isto é, da fé professada pela Igreja Católica, retirada do Símbolo Apostólico, do Credo, ilustrado com o Credo Niceno-Constantinopolitano.

A segunda parte responde a pergunta sobre os sacramentos : o que devemos celebrar? É, essa parte, apresenta os elementos essenciais da lex celebrandi. O título desse capítulo chama-se “Celebração do Mistério cristão”, ou seja, os sacramentos que brotam da Páscoa de Cristo, de sua morte e ressurreição, por amor a nós.

A terceira parte do Catecismo da Igreja Católica responde a pergunta sobre os mandamentos : o que devemos fazer? – lembra aqui aquela pergunta do jovem rico que se aproxima de Cristo e diz: “Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a Vida Eterna?” E Jesus lhe responde com os mandamentos. Essa terceira parte é intitulada “A vida em Cristo”. Corresponde a expressão latina lex vivendi, isto é, para o empenho dos batizados em VIVER e manifestar nas suas atitudes e nas suas opções éticas à fé professada e celebrada.

A quarta parte responde a pergunta sobre a oração : o que ou como devo rezar? – é uma excelente reflexão sobre a Oração do Pai-Nosso. O quarto capítulo é chamado “A oração cristã e apresenta uma síntese da lex orandi, isto é, da vida de oração. A exemplo de Jesus, o modelo perfeito daquele que reza, também o cristão é chamado ao diálogo com Deus PAI. A expressão privilegiada da oração é o Pai-nosso, a oração que o próprio Mestre nos ensinou.’’


Fonte  :
* Artigo na íntegra de http://www.news.va/pt/news/os-quatro-capitulos-do-catecismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário